Fornecedores 327

22 FORNECEDORES SOB MEDIDA 327 As características de design do móvel brasileiro Por Thiago Rodrigo Estilo verde e amarelo Q ual é a expressão do móvel brasileiro? A resposta para essa pergunta é algo difícil de responder. Todo designer, arquiteto, acadêmico, industrial ou empresário da área tentou responder e chegou a um consenso: não existe apenas uma abordagem de design que caracterize o móvel brasileiro, afinal, elas são quase sempre bastante distintas entre si. Um exemplo da complexidade dessa questão pode ser usado pela cozinha: como podemos falar com clareza o que caracteriza a gastronomia brasileira quando temos de um lado um acarajé e do outro uma picanha? “Se é difícil responder isso com comida, imagine com design”, alerta Dimitri Lociks, head design de produto e gráfico da Choque Design. O Brasil sempre teve uma forte tradição no uso de madeiras maciças nobres e processos de fabricação manual, sem ser totalmente mecanizado. A Etel Car- mona é um exemplo, sendo uma indús- tria voltada ao alto padrão. Essa visão do móvel brasileiro ligado a uma produção mais artesanal e um tanto artística, com uso de madeiras nobres, foi reforçada através de décadas de promoção de obras de designers como Joaquim Ten- reiro, Zanine de Zanine, Jorge Zalszupin e Sérgio Rodrigues. Segundo Lociks, eles se cristalizaram como referências de design brasileiro, mesmo que tenham se inspirado em fontes internacionais, como o design escandinavo de Hans Werner e Finn Juhl. Nos anos 1980 e 1990, designers como Maurício Azeredo e Carlos Motta continuaram a reforçar essa ideia de um móvel de ateliê, com um design mais voltado para o artesão do que para indústria. No final dos anos 90 e início dos anos 2000, os irmãos Campana dei- xaram de lado as madeiras nobres, mas continuaram a reforçar uma abordagem de design com características artesanais, dessa vez em uma escala global, com peças assinadas para marcas inter- nacionais, aumentando ainda mais a percepção de que o design do móvel brasileiro possui, no campo tecnológico, uma abordagemmais humanizada e artesanal na sua produção. No que tange o design contemporâ- neo brasileiro, especialmente aqueles produzidos na primeira década dos anos 2000, Lociks enxerga o surgimen- to de abordagens mais tecnológicas de design. Isso ocorreu com uso de usinagens complexas com maquinário BRASILIDADE Poltrona Gude criada pelo Estúdio Galho junto a Linee Móveis para expressar a brasilidade no projeto Design + Indústria da Abimóvel em Milão Lucas Ferreira

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=