Oito canais de vídeo de marcenaria para você seguir hoje mesmo

Oito canais de marcenaria no YouTube para seguir

Conheça oito canais para conseguir dicas sobre matérias-primas, ferramentas, máquinas, técnicas e processos produtivos

Publicado em 7 de Maio de 2018 | 13:54 |Por: Luis Antônio Hangai

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Tutoriais, dicas, informações e truques sobre a fabricação de móveis sob medida – tudo isso está a um clique de distância em canais de vídeo de marcenaria no YouTube. Muitos marceneiros hoje dedicam tempo para produzir, editar e publicar conteúdos especializados tanto para profissionais quanto a amadores do ofício. A proposta da maioria deles é esclarecer alguns dos principais tópicos do segmento como manuseio de matéria-prima, operação de máquinas, técnicas de corte, colagem e furação, além de oferecer dicas práticas para o dia a dia na oficina.

Para esses profissionais – e também para os respectivos seguidores – o YouTube tem se mostrado a ferramenta ideal para transmissão de conhecimento. A partir de canais de vídeo de marcenaria, o usuário tem a chance de visualizar exatamente como é executada uma técnica construtiva ou operado um equipamento, sem a necessidade de se afundar em longos manuais. Outra grande vantagem, segundo alguns youtubers marceneiros, é a interação com o público, cada vez mais disposto a sugerir pautas e levantar questões para os próximos vídeos.

Dicas para o marceneiro se preparar para a ForMóbile 2018

Adilson Pinheiro, dono de um dos maiores canais de vídeo de marcenaria no YouTube, com 202 mil seguidores, diz aproveitar diversos recursos audiovisuais para explorar o momento de criação de uma peça, facilitando a compreensão por parte de quem assiste com o uso de jogos de câmera e edição.

“Na época em que eu participava de fóruns na internet e surgiam aquelas duvidas tradicionais, eu tinha que escrever 50 linhas para esclarecer o assunto. Passava quatro horas para escrever um post, e não adiantava muita coisa. Em 2012, muitos marceneiros começaram a gravar vídeos, algo que se mostrou muito mais didático. Atualmente eu recebo muitas demandas e muitas questões, algumas aparentemente bem simples de se resolverem, mas que nem todos sabem exatamente como resolver. Como a minha proposta é formar as pessoas, eu não recuso esses pedidos”, conta Pinheiro.

Atualmente eu recebo muitas demandas e muitas questões, algumas aparentemente bem simples de se resolverem, mas que nem todos sabem exatamente como resolver. Como a minha proposta é formar as pessoas, eu não recuso esses pedidos

O espírito de aprendizado e compartilhamento de informação e conhecimento é o que está na origem de muitos canais de vídeos de marcenaria. E não são apenas os profissionais com algum grau de experiência que extraem dicas preciosas dessas fontes de conteúdo. Iniciantes ou interessados em iniciar, que veem o ofício como um promissor trabalho rentável ou hobby terapêutico, também podem facilmente entender os procedimentos construtivos e colocá-los em prática a partir do que é demonstrado nestes canais.

“Um dos nossos propósitos é mostrar toda evolução que a marcenaria está passando. Hoje, pode-se fazer armários sem ter muitas máquinas, com as madeireiras oferecendo mais serviços, materiais e ferragens cada vez melhores. Meu foco é voltado para ajudar todos a fazerem um serviço cada vez melhor. Aos que não sabem nada, a começar fazer algo, até a fazer o mais complexo serviço. Abordo de tudo, desde como iniciar na marcenaria, a projetar e usar as máquinas com segurança”, afirma Elias Leão, dono do canal Marcenaria Faça Você Mesmo.

8 canais de vídeo de marcenaria para ficar de olho

Oficina de Casa

Entre os canais de vídeo de marcenaria no YouTube, o Oficina de Casa é o que conta com maior número de inscritos: cerca 426 mil. Tem como objetivo expandir a cultura do “faça você mesmo” e publicar dicas sobre ferramentas, matérias-primas, passo a passo para fabricação de móveis ou outros produtos de madeira como, por exemplo, jogo de dominó e caixa de vinho para presente.

Adilson Pinheiro

Com 202 mil inscritos no canal, Adilson Pinheiro tem como proposta a formação de pessoas. Ele ensina a operar ferramentas, usar um equipamento, escolher lâminas, calcular peso de estrutura de madeira, selecionar tintas e vernizes, remover cola, entre outras técnicas de marcenaria, bem como tutoriais para fabricação de móveis específicos.

Oficina Caipira do Pereira

O canal comandado por Eliseu Pereira conta com 124 mil inscritos e é voltado para os amantes da carpintaria e da marcenaria. Entre os envios mais famosos estão um passo a passo de como construir um baú de tronco de madeira e outro sobre fazer um criado-mudo com luminária de madeira.

Marcenaria Amadora

Tendo a frente o marceneiro Rodrigo Pioto, o canal Marcenaria Amadora registra 117 mil inscritos com foco em utilização de máquinas e ferramentas. “O meu objetivo é incentivar as pessoas a ingressarem no mundo da marcenaria. Não é necessário ter máquinas e ferramentas top de linha para construir peças amadoras. Com um pouco de treino e esforço é possível construir muitas peças. Além de tudo, a marcenaria é uma atividade muito gratificante e terapêutica”, afirma Pioto.

Marcenaria Criativa

O canal do Eduardo Casa Grande contabiliza 101 mil inscritos. Ele se preocupa em fazer o passo a passo da criação de móveis e várias outras peças e objetos de madeira, utilizando os recursos da marcenaria, mantendo-se de olho sempre na inovação e na criatividade.

Marcenaria Faça Você Mesmo

Elias Leão, dono de um canal com 70 mil inscritos, já possuía uma página movimentada sobre marcenaria no Orkut na época em que a rede social era a mais acessada no Brasil. Agora, dedicando-se a publicação de vídeos, ele investe tempo e energia em ensinar sobre matérias-primas, ferramentas, máquinas e procedimentos produtivos.

Leandro Mendes

Leandro Mendes tem 63 mil inscritos no canal onde aborda técnicas de marcenaria para pessoas que querem construir os próprios móveis sob medida. Entre os envios mais famosos estão dicas para fabricar um roupeiro e mobiliário de cozinha.

Profissão Marceneiro

Com 61 mil inscritos, o canal Profissão Marceneiro contém vídeos sobre como fazer móveis planejados para cozinhas, guarda-roupas, painéis e mesas, além de conceder outras instruções importantes para o trabalho dentro de uma marcenaria como, por exemplo, fazer o cálculo correto de um orçamento.


Os comentários estão desativados.

eMobile