MÓBILE LOJISTA | EDIÇÃO 364

Capa Revista Móbile Lojista

Polo moveleiro de Ubá

Uma boa definição, na minha visão, de polos moveleiros pode ser atrelada à célebre frase de Clarice Lispector: “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, os polos ou Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

A relação de Ubá com a indústria de móveis remonta mais de um século. Assim como nos estados do Sul, também está atrelada à cultura italiana presente nos imigrantes que se instalaram na região em busca de enriquecer a partir da agricultura fumeira. A criação de uma fábrica de geladeiras feitas de madeira foi a base para formação de pessoal para atuar na indústria. A crise na economia causada pelo declínio da produção de fumo fez com que a produção moveleira passasse de produção artesanal à industrial.

Boa leitura!

Ler Revista

EDIÇÃO 363

-Linha alta
-Tendências

Ler edição

EDIÇÃO 362

-Sono e Saúde
-Comportamento

Ler edição

EDIÇÃO 361

-Mobília Gourmet
-Ranking

Ler edição

EDIÇÃO 360

-Baby Kids
-Top Móbile 2019

Ler edição

EDIÇÃO 359

-Trendsetter do lar
-Lojas Móbile

Ler edição

EDIÇÃO 358

-Salas de estar
-Neuroestética

Ler edição

EDIÇÃO 357

-Dormitórios
-Movel Brasil 2019

Ler edição

EDIÇÃO 356

-Móveis do Paraná
-Inteligência Artificial

Ler edição

EDIÇÃO 355

-Preview Movelpar
-Multiloja

Ler edição