Fabricantes de tintas e vernizes enaltecem acabamentos especiais para o mobiliário

Acabamentos diferenciais dão mais possibilidades para a criatividade de clientes e marceneiros, de acordo com profissionais

Publicado em 31 de outubro de 2018 | 8:00 |Por: Portal eMobile

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Para dar conta do interesse cada vez maior do público em expressar sua personalidade por meio dos objetos da casa, o marceneiro precisa estar sempre atualizado em relação ao que feiras de produtos para móveis e fabricantes de revestimentos e acabamentos especiais para o mobiliário propõem como novidades.

O esforço da indústria se concentra em oferecer o máximo de opções e flexibilidade para a criação de cores e, principalmente, em uma gama mais ampla de acabamentos, dos mais naturais aos mais tecnológicos. Tudo isso para atender ao movimento crescente rumo ao mobiliário que reflete cada vez mais a identidade do dono do espaço, de quem encomenda a peça e até mesmo de quem a constrói.

Estado de natureza dos acabamentos

Acabamentos especiais para o mobiliário que protegem a madeira, mas alteram menos seu aspecto natural é uma das possibilidades, resultando em mobiliário mais rústico que pode incorporar ambientes mais aconchegantes. A aparência sem brilho é tendência que vem das feiras de mobiliário da Europa, como iSaloni. No Brasil, a Sayerlack conta com o acabamento Naturalíssimo que promete destacar e valorizar a beleza natural da madeira e seus veios, garantindo proteção e durabilidade, de acordo com o diretor geral, Marcelo Cenacchi.

O grupo italiano Lechler, representado pela Ive do Brasil, possui acabamentos especiais para o mobiliário como o Acrysoft AY 88 Extra Matt, que explora a mesma ideia em profundidade. De acordo com o diretor, Alberto Galbiati, o acabamento de acrílico fosco para poro aberto busca manter o aspecto de madeira sem pintura e ao mesmo tempo proteger a superfície contra riscos e desgaste.

Divulgação Lechler

Acabamentos especiais para o mobiliário

Acrysoft, da Lechler

Criar um finalizador que combine pouco brilho e alta durabilidade, propriedades até então difíceis de conciliar quimicamente, foi um desafio para a empresa. “O projeto do AY 88 foi desenvolvido exatamente para proporcionar uma estética natural e resistência físico química. Com esse novo código, acredito que nosso laboratório atingiu um bom nível”. Para ter esse acabamento extra fosco, foram incorporadas ceras e partículas de microtextura que resultam em camadas mais finas e mantém o aspecto original da superfície.

Tons de metais

Com promessa de alto glamour para o móvel, os perolizados propiciam um visual particular à peça. De acordo com o diretor técnico e comercial da Farben, Ilmar Broch, suprem a demanda por acabamentos diferenciados. “Observamos o mercado e a tendência do público de afinidade com a tecnologia e as cores metálicas e perolizadas. Para esse efeito, criamos novas bases dentro da linha que já tínhamos”, descreve.

O efeito metalizado tem chamado bastante a atenção nos últimos eventos internacionais de móveis. A Montana Química conta com a linha Lacksteel o efeito de metal com ampla gama de cores com tons de cobre, prata, ouro e bronze. Além desta, há o Lacksteel oxidado que é resultado da mistura dos vernizes HMT840 e HMT845. A mistura de cobre e ferro cria ilusão de profundidade e camadas de ferrugem para acabamentos especiais para o mobiliário de forte impacto visual.

“A aparência final dos produtos aplicados pode apresentar variações em cada aplicação realizada e, por isso, os efeitos especiais podem ser únicos. Esta é a característica mais marcante nestes produtos”, comenta o químico e gerente do laboratório de tintas, Vilnei Schreiber.

– Estúdio Glória testa Super Removedor da Sayerlack

Acabamentos especiais para o mobiliário de forma metalizada também fazem parte da paleta de cores da Sayerlack, com acabamento fosco, acetinado e brilhante e proposta de flexibilidade para compor diversos ambientes. “Esse acabamento ficou muito evidente nas recentes mostras de decoração, como iSaloni e Casa Cor, no qual o acabamento em cobre e dourado puderam ser vistos em diversos ambientes”, destaca Cenacchi.

Opções excêntricas de tintas e vernizes

Mobiliar a casa passa cada vez mais pela personalização dos ambientes e, consequentemente, do mobiliário. As peças precisam ser funcionais e expressar a personalidade e estado de espírito de quem mora no local. Opções sofisticadas e mesmo exóticas para efeitos que atendem às mais diversas encomendas, também são destacadas pelas fornecedoras de tintas.

O acabamento Lackfrozen, lançado recentemente pela Montana, imita o gelo cristalizado. De acordo com Schreiber, o efeito exótico não é indicado para superfícies que precisam de alta resistência química, como tampos de mesa, mas se aplica bem a molduras, painéis e móveis quando a intenção é destacar com delicadeza.

Divulgação Sayerlack

Acabamentos especiais para o mobiliário

Tintas e vernizes da Sayerlack no ambiente “Quarto de Menina”

Neste sentido, os acabamentos especiais para o mobiliário Flake e Camaleão são enfatizados pela Farben. O primeiro é uma base com flocos de pigmento furta-cor que se espalham sobre a superfície aplicada. Já o segundo tem aspecto policromático, dois ou mais pigmentos predominantes criam um espectro que se revela sobre a superfície da peça conforme o ponto de vista de quem observa e o ângulo de incidência da luz.

Broch conta que, para performance ideal das bases Flake e Camaleão, é preciso aplicar primer preto sobre a madeira antes do acabamento especial. Em seguida, o verniz acrílico é aplicado conforme o tipo de brilho desejado para proteger o móvel e evitar amarelamento.

Novidades em acabamentos especiais para o mobiliário

Soluções em pinturas diferenciadas também são vistas frequentemente e houveram algumas novidades neste ano. A linha de tingidores bissolúveis PS87, da Lechler, tem partículas de pigmentos transparentes com secagem e absorção diferentes no substrato dependendo da necessidade e do resultado que o marceneiro procura.

De acordo com Galbiati, o tingidor preparado com base água é absorvido mais profundamente pela madeira e seca mais devagar, sendo indicado para o trabalho em regiões quentes. Já o base solvente funciona melhor quando o profissional quer velocidade na secagem.

“Em ambos os casos as proporções de tingidor e solução vão de acordo com a intensidade de cor desejada. Sendo bissolúvel, a linha de tingidores oferece mais possibilidades e flexibilidade aos marceneiros”, conclui o diretor comercial. Já a Linha PS20 promete acabamento uniforme da cor mesmo em substratos com tons desiguais.

– Como utilizar rodízios no mobiliário sob medida

Outro lançamento marcante foi a linha de tintas perfumadas Essence, da Farben. Com seis fragrâncias, a lavanda, camomila, tutti-frutti, mamãe-bebê e dois amadeirados oferecem a experiência multisensorial de cor, acabamento e perfume, que permeia o ambiente por até três meses após a aplicação.

Reportagem originalmente publicada na edição 99 da Móbile Sob Medida


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile