Farben anuncia investimentos em evento de comemoração de 25 anos

Fabricante de tintas para os setor moveleiro, industrial e automotivo repintura quer ampliar produção com o pensamento de investir R$ 25 milhões até 2019

Publicado em 4 de Maio de 2018 | 15:59 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Tintas Farben reuniu em Gramado (RS) representantes comerciais na Convenção Nacional de Vendas, dando início às comemorações de 25 anos de atividades na última quarta (02/05). Além de várias homenagens e apresentações do desempenho de 2017 e primeiro quadrimestre de 2018, a empresa compartilhou com os parceiros, um plano estratégico para os próximos quatro anos. Entre as ações para alcançar os resultados esperados até 2022, estão investimentos na ordem de R$ 25 milhões a serem realizados até 2019.

Atuante na fabricação de tintas para os mercados moveleiro, automotivo repintura e industrial, a Tintas Farben foi fundada pelo empresário Jayme Antônio Zanatta no ano de 1993. Durante a Convenção de Vendas, foram lembradas as dificuldades dos primeiros anos e a postura otimista de Zanatta, sempre acreditando no futuro da empresa.

Os investimentos anunciados serão aplicados em uma nova unidade de produção de thinner, na remodelação do layout da fábrica em Içara (SC), na ampliação da capacidade da fabricação de resina, em ações voltadas ao ambiente de trabalho, na melhoria da eficiência logística e na implantação de uma unidade fabril fora do país. “São investimentos para melhorar nossa competitividade, eficiência, segurança e qualidade de trabalho dos nossos profissionais”, explica o vice-presidente, Edilson Zanatta.

Divulgação Farben

Tintas Farben

Lembrando das dificuldades dos primeiros anos de empresa, o presidente Jayme Antônio Zanatta adotou postura otimista para o futuro na comemoração

A implantação da nova fábrica de thinner na área onde está a matriz, em Içara (SC), vai proporcionar um aumento de 50% na capacidade de produção. Totalmente automatizada, a operação ganhará em eficiência e segurança. Com espaço exclusivo para produção de thinner, a produção de tintas na matriz também passará por revisão de layout, adotando o modelo de gestão Lean Manufacturing e gerando aumento imediato de 50% na capacidade, além de segurança, produtividade, ergonomia e eficiência.

Além disso, a empresa aponta que a produção de resinas também receberá novos investimentos com a aquisição de reatores, proporcionando autossuficiência na principal matéria-prima para a fabricação de tintas. O processo de internacionalização da marca também recebe investimentos para atingir as metas de ampliar participação de mercado. Hoje, as exportações representam 4% do faturamento, e o objetivo é que o percentual alcance 8,5% até 2022.

Investimentos passados da Tintas Farben

Os investimentos projetados para 2018 e 2019 são uma continuidade dos realizados em 2017 pela empresa. No ano passado, uma nova área logística foi implantada na matriz, dobrando a capacidade de armazenagem e ampliando a segurança. De acordo com a marca, a mudança já gerou ganho de 30% no tempo de separação de produtos. A tendência é que a eficiência aumente ainda mais, já que este espaço continua recebendo recursos, agora com a implantação do Sistema WMS para aprimoramento inteligente dos produtos.

Também em 2017, a Tintas Farben adquiriu uma fábrica em Caxias do Sul (RS), reforçando a presença no Rio Grande do Sul, segundo maior mercado de atuação da empresa. Em Guarulhos (SP), implantou uma mini-fábrica junto ao Centro de Distribuição com o objetivo de agilizar o atendimento aos clientes. Com a estratégia de pequenas áreas de produção em mercados regionais, o foco fica por contar da consolidação do modelo de atendimento personalizado, entregando pequenos volumes em até seis horas e assistência técnica local.

– Xylexpo 2018 se prepara com foco em superar números de 2014

“O tema desta convenção é Farben 25: cores que transformam vidas; pois por meio da empresa muitas pessoas realizam sonhos, quer sejam acionistas, colaboradores, representantes, clientes e usuários de nossos produtos. Esse tema vem ao encontro de um dos principais valores da marca, a valorização dos relacionamentos e agregar valor à sociedade”, acredita o gerente comercial, Ilmar Broch.

Crescimento em 2017

Com todos os investimentos, a Edmilson Zanata aponta que a estratégia está baseada em um tripé que consiste na intimidade com o cliente, inovação e eficiência operacional. A Tintas Farben obteve crescimento de 9,5% no faturamento em 2017, comparando com os resultados de 2016. O ano de 2018 já começa positivo, com crescimento de 5,2% no primeiro trimestre, comparando aos números do mesmo período de 2017.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile