Sustentabilidade avança em empresa de adesivos e selantes industriais

Empresa catarinense, Grossl, utiliza práticas para diminuir o impacto no meio ambiente

Publicado em 8 de outubro de 2018 | 17:33 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

As iniciativas relacionadas à sustentabilidade são um diferencial importante das empresas, pois o nível de exigência do consumidor vem aumentando a cada dia e demanda cuidados com o meio ambiente. Por esse motivo, grandes indústrias estão aderindo a estratégias ambientais e investindo cada vez mais em produções de itens mais responsáveis e sustentáveis. A Grossl, empresa catarinense de soluções em abrasivos e adesivos, é uma das indústrias que está atenta a esse movimento em prol do planeta.

A marca trabalha com fornecedores internacionais da América do Norte e Europa, áreas que já contam com programas de alto nível de comprometimento com desenvolvimento sustentável e que buscam se associar em parcerias com empresas que estejam no mesmo nível de conscientização. Pensando nisso, a Grossl possui ações voltadas à preservação do meio ambiente e ao bem-estar da comunidade em que está inserida, adotando procedimentos que visam ao alto nível de processos sustentáveis. Uma das principais ações da empresa é de redução do desperdício.

Divulgação Grossl

Grossl no setor moveleiro

A Grossl já possui projetos sustentáveis de utilização de fontes de energia limpa

“A Grossl aposta em planejamento da produção, objetivando a melhor utilização das matérias primas e insumos, de maneira a reduzir a geração de sobras ou resíduos para descarte, sendo que os existentes são devidamente classificados e descartados de acordo com a orientação e normas dos órgãos ambientais”, destaca o vice-presidente da empresa, Sergio Luiz Jankowski

Além disso, a preocupação com a estrutura física também gera ações mais responsáveis, por exemplo, o melhor aproveitamento de luz natural, utilização de sistemas de lâmpada LED de baixo consumo e embalagens confeccionadas com material oriundo de reciclagens. A empresa também conta com uma grande área verde ao redor da fábrica e busca a manutenção de preservação de áreas de matas nativas, além de já existir projetos de utilização de fontes de energia limpa.

Os adesivos de construção da linha Titebond Pro Heavy Duty e selantes comercializados pela empresa, também possuem a certificação LEED, um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, com foco na sustentabilidade. A emissão do selo LEED é realizada pela Green Building Council (GBC).

A linha de colas para madeira Titebond Original, Titebond Premium II e Titebond Ultimate III, são atóxicas e atendem às especificações da American Society for Testing and Materials (ASTM), órgão que desenvolve normas técnicas para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços. Os produtos da empresa também são livres de solventes e têm Baixo COVs (Compostos Orgânicos Voláteis) que são liberados no ar durante e após a construção.

Pesquisa sobre inserção da sustentabilidade

De acordo com uma pesquisa realizada pela UniEthos, cerca de 69% das empresas reconhecem que a inserção da sustentabilidade no planejamento estratégico é uma necessidade. Estudos apontam que mais de 70% dos consumidores preferem marcas e produtos envolvidos em algum tipo de ação social.

– Impressão digital na linha de pintura da indústria moveleira

Além disso, a pesquisa aponta que quanto menor for o impacto das linhas de produção sobre o meio ambiente, maior o valor da marca e do negócio perante o consumidor, mesmo ações pequenas se tornam um grande diferencial, além de contribuir para um planeta mais limpo e saudável para todos.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile