Certificado Made in Italy Furniture é o novo selo de qualidade do mobiliário italiano

Catas e Cosmob se unem para certificar mobiliário italiano

A primeira empresa a ser contemplada com a certificação foi a Fantoni, pela sua linha de mesas para escritório “Woods”

Publicado em 4 de junho de 2018 | 14:09 |Por: Luis Antônio Hangai

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Os já internacionalmente reconhecidos móveis italianos, a partir deste mês de junho, passam a contar com um novo selo de qualidade para assegurar a segurança, os processos produtivos e a confiabilidade que representam no mercado moveleiro mundial. O certificado Made In Italy Furniture é concedido pelo trabalho conjunto de duas das mais importantes instituições de controle do setor moveleiro italiano, a Catas e a Cosmob. A primeira empresa a ser reconhecida pelo rigoroso método de avaliação é a Fantoni com a coleção de mesas para escritório “Woods”.

A Fantoni cumpriu todos os passos de inspeção e verificação realizados pela dupla Catas-Cosmob. Trata-se de um método baseado na padronização italiana UNI 11674, que se divide em dois ângulos de análise: os requerimentos de processo, que se referem aos aspectos produtivos e de embalagem dentro da indústria, e os requerimentos de produto, relativos à segurança, durabilidade e qualidade do mobiliário acabado.

Catas e Cosmob anunciam em 2017 o lançamento do certificado

Segundo o presidente da Fantoni, Paolo Fantoni, a empresa está abrindo caminho para que outras companhias do ramo possam atestar pela confiabilidade de seus processos produtivos e manter o nível de excelência do mobiliário italiano a partir de avaliações institucionais externas. “Essa certificação representa um marco importante para nós, a última peça de um mosaico que atesta todos os dias nosso desejo de ser uma legítima empresa italiana com foco na qualidade e segurança para o consumidor”, diz o presidente da companhia.

A “Woods” é uma linha de mesas de escritório projetadas para se adaptarem ao corpo e ao modo de trabalho do usuário. A altura da peça pode ser ajustada a partir de suas pernas retráteis, movidas por um mecanismo eletrônico. Gavetas, suportes e estantes também podem ser montadas de múltiplas maneiras na mesa de acordo com a necessidade ou criatividade de quem as usa.

Divulgação Fantoni

Mesas Woods, da Fantoni: altura ajustável e montagem personalizável

Como funciona o certificado Made in Italy Furniture

O certificado Made In Italy Furniture funciona da seguinte maneira: primeiramente a empresa solicitante entre em contato com as instituições Catas e Cosmob e escolhe uma delas para conduzir a avaliação de produtos específicos. Segue-se então para a etapa das inspeções periódicas, coleta de amostras e testes de laboratório. Quando a primeira instituição chega aos resultados, ela os compartilha com a segunda e ambas chegam a um veredicto, reforçando o trabalho de equipe. Se a empresa inscrita cumprir todos os requisitos, é contemplada com o selo.

O público-alvo do certificado Made In Italy Furniture é constituído por empresas de montagem ou fabricantes de móveis domésticos, de escritórios, escolares e infantis, abrangendo mesas, assentos, camas, roupeiros e toda gama de produtos de mobiliário.

“Este é um selo muito importante, no qual trabalhamos com convicção, junto com os amigos da Cosmob, desde a elaboração do padrão nacional (UNI 11674). E é uma satisfação especial para nós que o primeiro a obter o certificado seja uma das empresas líderes da indústria italiana”, disse a diretora administrativa da Catas, Andrea Giavon. Já o diretor-gerente da Cosmob, Alessio Gnaccarini, acrescenta: “Finalmente, agora temos uma certificação reconhecida em todo o mundo para proteger a origem da produção e a conformidade quanto aos requisitos de segurança dos atuais padrões europeus”.


Os comentários estão desativados.

eMobile