De olho nas exportações do oeste catarinense, Mostra Affemaq aporta em Pinhalzinho (SC)

Evento será realizado entre os dias 2 e 4 de outubro de olho no volume de exportações de Santa Catarina, que já somam mais de U$ 170 milhões

Publicado em 28 de setembro de 2018 | 16:00 |Por: Luis Antônio Hangai

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Na próxima semana, entre os dias 2 e 4 de outubro, fornecedores de máquinas e matérias-primas para a indústria de móveis irão aportar no coração do polo moveleiro do oeste catarinense. A Mostra Affemaq em Pinhalzinho (SC) é a segunda edição de 2018 da feira itinerante organizada pela Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis (Affemaq), que ocorreu primeiro em Arapongas (PR) no mês de abril. Desta maneira, o evento encerra o ano percorrendo dois dos estados mais representativos na exportação de móveis do Brasil.

Santa Catarina lidera o ranking entre as unidades federativas, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), acumulando entre os meses de janeiro e agosto de 2018 mais de U$ 176,1 milhões de exportações de móveis: aumento de 22% em comparação com o mesmo período de 2017 (U$ 143,1 milhões). Já o Paraná ocupa o 3º lugar, com U$ 46,3 milhões, sendo superado somente por Rio Grande do Sul (berço da Affemaq), que se situa 2ª colocação com U$ 105,4 milhões.

– Mostra Affemaq de Pinhalzinho visa atrair empresários de SC e PR

Segundo o presidente da Affemaq, Renato V. Nunes, o pequeno município de Pinhalzinho (SC) – que beira os 20 mil habitantes – já estava no radar na associação desde 2017 devido a expansão na produção e exportação moveleira. A cidade é uma das maiores exportadoras do setor no Oeste catarinense. Sozinha já vendeu U$ 5 milhões de móveis para o exterior entre janeiro e agosto de 2018, mais do que Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste juntas.

A Mostra Affemaq em Pinhalzinho, que terá mais de 40 expositoras, é impulsionada também pela região do polo moveleiro, cuja localização facilita a visitação de indústrias tanto de Santa Catarina quanto do Sudoeste do Paraná (cidades como Ampere, Francisco Beltrão e Pato Branco, por exemplo). A estimativa da organização é que 1,2 mil pessoas e 800 empresas compareçam ao evento.

Divulgação Mostra Affemaq

Mostra Affemaq Paraná - Setor moveleiro - Fábrica em Ação

Mostra Affemaq começou 2018 no polo moveleiro de Arapongas, onde estreou o projeto Fábrica em Ação

Fábrica em Ação na Mostra Affemaq em Pinhalzinho

A Mostra Affemaq em Pinhalzinho, segundo Nunes, será caracterizada também pela consolidação do projeto Fabrica em Ação, cuja proposta é incentivar expositores a fabricarem móveis em tempo real durante a feira, viabilizando aos visitantes conhecimento pleno e integrado de todas as tecnologias aplicadas ao processo produtivo de móveis.

Na primeira Fábrica em Ação de 2018, em Arapongas, foi produzida uma bancada de apoio e um roupeiro. Agora, para o evento de Pinhalzinho, a associação conseguiu incluir um processo de usinagem à linha de produção e irá fabricar uma mesa.

Vamos explicando cada passo a ser executado e depois o cliente poderá tirar dúvidas, verificar os detalhes

“Iremos executar a Fábrica em Ação todos os dias, em dois horários: às 16h e às 18h. Iremos coordenar uma visita guiada pela fábrica, apresentando o corte da chapa, furação, aplicação de coladeira de borda, pintura, colagem, etc. Vamos explicando cada passo a ser executado e depois o cliente poderá tirar dúvidas, verificar os detalhes. Ao término os móveis são doados para instituições de caridade da região”, explica Nunes.

A ação conta com a consultoria e assessoria na estruturação do projeto e conceituação dos móveis do Instituto Senai Madeira e Mobiliário de Bento Gonçalves. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de interagir e esclarecer dúvidas com as equipes das empresas expositoras por meio de um atendimento diferenciado e personalizado.

Mostra Affemaq de Pinhalzinho
Data: 02 a 04 de outubro de 2018, terça a quinta-feira
Horário: 15h às 20h
Local: Parque de Exposições Vereador Roque Oberher – EFACIP
Preço: entrada e estacionamento gratuitos, não requer credenciamento antecipado
www.affemaq.com.br


Os comentários estão desativados.

eMobile