Orgatec 2018 aponta tendências internacionais de mobiliário para escritório

Feira bianual realizada em Colônia desfilou produtos associados ao trabalho autônomo ou em equipe sem se esquecer da flexibilidade e do bem-estar

Publicado em 19 de novembro de 2018 | 15:10 |Por: Portal eMobile

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Referência entre as feiras internacionais de mobiliário para escritório, a Orgatec – organizada pela Koelnmesse na cidade de Colônia, na Alemanha – colocou em evidência as transformações dos métodos e costumes laborais no século XXI e, principalmente, seus reflexos no mercado de produtos voltado ao ambiente de trabalho.

Os conceitos destacados pelo evento dão conta das novas composições de espaços colaborativos (co-working), profissionalismo autônomo, flexibilidade para acompanhar a transitoriedade da vida moderna e conforto traduzido em bem-estar.

A edição deste ano da Orgatec, realizada no mês de outubro, reuniu 753 expositores de 39 diferentes nacionalidades (187 oriundas da própria Alemanha e 566 estrangeiras). O número de visitantes aproximados é de 63 mil, provenientes de 142 países e um aumento de 15% em relação ao evento de 2016.

Divulgação Koelnmesse

Aliança entre funcionalidade, flexibilidade, privacidade e trabalho em equipe foi o centro da Orgatec 2018

A Edimotion, empresa de mídia especializada em setor moveleiro e design, com sede na Itália, compareceu à Orgatec 2018 e listou os destaques em mobiliário para escritório e ambientes de trabalho em geral. Confira abaixo seu review da feira:

A recém-concluída edição da Orgatec desfilou as novas tendências do mobiliário para escritório moderno. Um escritório que está constantemente mudando, no mesmo ritmo do trabalho e da vida, no qual uma sensação de bem-estar é fundamental.

Assim, o escritório se torna cada vez mais parecido com o lar, composto de calorosos, acolhedores espaços com um caráter nitidamente doméstico. Espaços nos quais a iluminação correta, a excelente absorção sonora e a ergonomia absoluta desempenham um papel central.

Escritórios minimalistas propõem simplicidade e refúgio da rotina

O mobiliário aconchegante e confortável cria ambientes que se transformam em locais de trabalho que seguem um traço típico da fisiologia urbana: diferentes espaços coexistindo e assumindo uma finalidade específica.

Espaços de co-working, onde pessoas de diferentes realidades trabalham lado a lado, tornam-se lugares que satisfazem uma gama de necessidades e exigências, com áreas de salão para reuniões informais (ou apenas para usar o laptop), salas silenciosas que proporcionam privacidade necessária e salas de descanso. Tudo se transforma de modo a servir uma variedade de propósitos, dependendo da ocasião.

São lugares inspirando comunicação e colaboração em um estilo cada vez mais informal e inclusivo. Nesse cenário, o cubículo pessoal desaparece a fim de abrir espaço para escritórios flexíveis com grandes mesas e armários, nos quais a liberdade de movimentação é garantida em virtude da ausência de estações de trabalho fixas.

Confira dez projetos em destaque da Orgatec na galeria de fotos

A máxima flexibilidade e a capacidade de mudar rapidamente são características importantes há anos, mas hoje se tornaram indispensáveis no mobiliário para escritório. 

Numerosos estofados feitos de tecidos de cores quentes e estruturas de madeira, de alto desempenho e mais ergonômicas, porém simplificadas e com um visual mais acolhedor, parecem ocupar o lugar das tradicionais cadeiras de escritório com armação de metal.

Mas o destaque na feira deste ano são as soluções acústicas, que vão de objetos e elementos estofados a espaços para ligações telefônicas privadas e pequenas reuniões.

Nesta nova cultura de trabalho, mais e mais empresas de mobiliário estão encontrando maneiras de tornar os espaços ao ar livre habitáveis, incluindo terraços e jardins, bem como aquele local perfeito para tomar um minuto para si e respirar ar fresco.

Surge, então, um escritório em que é bom estar – mais acolhedor, criativo, informal.


Os comentários estão desativados.

eMobile