Lojista 394

13 nome negativado (39,71%) — o equivalente a 64,25 milhões de pessoas, um novo recorde da série histórica do levantamento, realizado há oito anos. No último mês, o volume de consumidores com contas atrasadas cresceu 11,17% em relação ao mesmo período do ano anterior. Sem acesso a crédito, as pessoas têm dificuldades para comprar bens com preços mais altos, como móveis e eletrodomésticos. Não por acaso, as vendas desses produtos se destacam negativamente. A queda acumulada até agora para o varejo de móveis é de 10%, segundo o IBGE. Com menos dinheiro entrando, muitas empresas tiveram que ser criativas e inovar para fazer com que o cliente se sentisse mais seguro para comprar. 2023: OQUE VEM POR AÍ? Sob o ponto de vista econômico, é possível que no próximo ano ainda lidemos com desafios, como juros elevados. Contudo, essas expectativas ainda serão confirmadas pela nova equipe econômica que comandará o País a partir de 2023. Até lá, o que sabemos é que a digitalização da economia seguirá a passos largos e que as empresas que estiverem atentas às inovações podem ter motivos para comemorar em dezembro do ano que vem. Sendo assim, decidimos consultar algumas mudanças que devem estar no radar do seu time de marketing. ONDE AS PESSOAS ESTÃO COMPRANDO — E ONDE COMPRARÃO EM 2023? Um estudo publicado pela Opinion Box ouviu 2083 pessoas, sendo homens e mulheres de várias classes sociais – com idades acima de 16 anos, que realizaram compras no varejo ao longo dos últimos 12 meses –, buscou entender como foi o comportamento do consumidor neste ano e como ele deverá ser no ano que vem. Um dado importante revelou que o varejo físico segue firme e forte. 70% dos respondentes disseram que fizeram compras em lojas físicas nos últimos 12 meses. O percentual é praticamente o mesmo para compras on-line: 73% disseram que compraram em lojas virtuais ou sites. 23% dos entrevistados afirmaram que fizeram uma compra dentro dos ambientes das redes sociais – o que pode indicar uma oportunidade de negócios, uma vez que o Instagram e o WhatsApp já permitem compras dentro do app. Os aplicativos das lojas também se mostraram opções fortes para as compras digitais: 63% das pessoas disseram que usaram apps para comprar algo nos últimos 12 meses. POR QUE AS PESSOAS COMPRARAM ON- LINE EM 2022? Dentre as motivações que fazem com que algumas pessoas prefiram comprar on-line, destaca-se o preço. 67% afirmam que os preços oferecidos nos canais digitais são mais atrativos. Em segundo lugar, está a conveniência, citada por 62%. Um dado curioso mostra que as lojas on-line conseguem atender demandas específicas, nem sempre possíveis de serem atendidas pelas lojas físicas. 52% disseram que compram on-line pois essa é única forma de conseguirem adquirir determinado item. O valor do frete foi apontado por 73% dos respondentes como a causa mais comum para desistir de uma compra on-line. QUAIS MOTIVOS LEVARAM AS PESSOAS A COMPRAR EM LOJAS FÍSICAS EM 2022? Poder tocar e experimentar o produto foi citado por 71% dos entrevistados como a principal razão para ter comprado em uma loja física neste ano. Empatada, está a segunda razão mencionada no estudo: sair com o produto na hora. 24% dos entrevistados disseram que o atendimento humano foi uma razão para visitar as lojas. Isso acende um alerta para os lojistas, mostrando a importância do treinamento do quadro de vendedores e relacionamento com o consumidor. 22% disseram que encontraram nas lojas físicas preços melhores, que motivaram a compra. Contudo, 77% dos entrevistados disseram que desistiram de uma compra em uma loja por causa dos preços. Confirmando a importância do bom treinamento, um dado alarmante: 64% afirmaram que desistiram da compra devido a um atendimento que consideraram ruim. EM 2023, O CLIENTE MANTERÁ COMPORTAMENTO OMNICHANNEL Para o consumidor, a distância entre a compra física e a digital está cada vez menor durante a sua jornada de compra. 87% pesquisaram preços em lojas físicas e compraram no on-line. Já 80% pesquisaram na internet e compraram na loja física. Como comprar pela internet já não é uma novidade, o hábito vem fazendo parte da rotina de compra, quase intuitivamente. Portanto, cabe aos lojistas entenderem como podem tirar proveito dessa situação. REDES SOCIAIS COMO PLATAFORMAS DE VENDAS O estudo da Opinion Box mostra que mais da metade dos entrevistados (58%) já fizeram uma compra digital dentro do WhatsApp. Essa é a rede social mais citada pelas pessoas nesse sentido.

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