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47 NOVEMBRO/DEZEMBRO 2025 mantém o público engajado. “A constância não diz respeito apenas à quantidade de postagens, mas a mostrar movimento: essa mar- cenaria está ativa, entregando e crescendo”. Ter um site ainda é um diferencial de autoridade, de acordo com a diretora criativa da RG, transmite credibilidade e centraliza informa- ções, portfólio e contatos, mas tem um custo. No entanto, Gessiane aponta que hoje é possível uma marcenaria começar digitalmente com alternativas de baixo custo, como uma landing page (página única), um perfil bem estruturado no Google Meu Negócio, uma conta no Instagram, um catálogo no WhatsApp Business e até uma página de portfólio em plataformas gratuitas, como Canva ou Notion. “O importante é ter um ponto de contato claro para direcionar o cliente e facilitar a comunicação. Um site mais completo pode vir depois, como uma evolução natural do negócio”, declara. Criar conteúdo relevante sobre mó- veis sob medida, dicas de decora- ção e dicas de organização, atrain- do clientes potenciais, é essencial para uma marcenaria na visão de Gessiane. Isso porque o conteúdo é o que mantém a marcenaria visível e desejada mesmo quando o cliente ainda não está pronto para com- prar. “Publicar dicas, inspirações e curiosidades posiciona o marceneiro como autoridade e aproxima o pú- blico”, afirma. Segundo ela, o custo depende da estratégia e pode variar de tempo e criatividade (se feito internamente) até um investimento mensal com uma agência ou profis- sional de marketing. Mas, quando bem estruturado, esse investimento retorna em visibilidade e vendas. O pós-venda é uma parte essencial da experiência do cliente, da fide- lização e uma ótima oportunidade para coletar depoimentos, além de fortalecer o relacionamento com o cliente que também pode ser feito de forma digital. Pode ser realizado por meio de mensagens personali- zadas no WhatsApp, pesquisas de satisfação, acompanhamento após a entrega e até programas de indicação ou fidelidade, na visão de Gessiane. Também é possível usar o Instagram para mostrar clientes satisfeitos e reforçar a credibilidade da marca. “O objetivo é simples: fazer o cliente se sentir lembrado mesmo depois da compra, pois o pós-venda é o primeiro passo para novas indicações e futuras vendas”, argumenta. Para uma marcenaria ter presença digital, o mais importante é mostrar o processo e o resultado. “O pú- blico quer conhecer quem está por trás do produto, como ele é feito, qual é a matéria-prima utilizada e o que o torna diferente. Ter um site e redes sociais organizadas, com fo- tos produzidas, vídeos de bastidores e do produto acabado, portfólio e depoimentos de clientes, é essencial para gerar confiança e despertar desejo”, diz Gessiane. Além disso, manter-se ativo nas redes sociais e no Google é funda- mental para ser encontrado com fa- cilidade, afinal, quem busca móveis sob medida geralmente pesquisa online antes de visitar. “O marke- ting digital posiciona o marceneiro como especialista. Em um mercado em que o preço e a diferenciação de qualidade costumam ser os principais fatores de decisão, uma boa presença digital muda o jogo: o cliente passa a enxergar valor, e não apenas custo”, aponta. Com as ferramentas digitais certas, a mar- cenaria pode atrair novos projetos, fidelizar clientes e se tornar uma referência regional. “É o cami- nho para transformar um serviço artesanal em uma marca desejada e lembrada”. REDES SOCIAIS Utilizar redes sociais para divulgar produtos, interagir com os clientes e promover a marca são tarefas não apenas necessárias, mas indis- pensáveis. “As redes sociais são o novo cartão de visitas. O perfil da empresa precisa transmitir vida, frequência e propósito”, pontua a CEO da RG Assessoria e Marketing. Assim, publicar com regularidade, no mínimo três vezes por semana, nas principais plataformas onde os clientes buscam marcenarias, como Google e Instagram, além de responder comentários e mensa- gens, compartilhar novos projetos, bastidores e depoimentos, é o que Freepik Marketing digital é importante para a marcenaria aparecer online, também nas redes sociais
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