Fornecedores 352

8 FORNECEDORES SOB MEDIDA 352 PAINEL PANORAMA DO SETOR Segundo relatório “Do Brasil para oMundo”, elabora- do pelo Iemi com exclusividade para empresas partici- pantes do Projeto Setorial Brazilian Furniture, o Brasil é hoje o sétimo maior produtor de móveis e colchões do mundo, com 439,9 milhões de peças fabricadas em 2024, representando apenas 0,5%das exportações globais. Em 2024, as exportações brasileiras de móveis e colchões acabados somaramUS$ 763,1 milhões, uma alta de 3,8% frente ao ano anterior e de 21,5% ao longo do período de cinco anos, entre 2020 e 2024; contra US$ 298,3 milhões em importações, assegurando superávit para a balança comercial do setor. O potencial dessas exportações, contudo, pode chegar a US$ 930 milhões ao ano, segundo meto- dologia do ITC (International trade Center) aplicada pelo Iemi, se diversificar destinos e ampliar o valor agregado. Do total exportado, 83,4%corresponde- ram a móveis prontos, com destaque para móveis de madeira para dormitório (39,2%) e outros móveis de madeira (28,1%). Leia mais no emobile.com.br . PLACAS DO BRASIL A Placas do Brasil vem consolidando sua presença no mercado com um robusto plano de investimentos que ultrapassa R$ 600 milhões desde sua fundação, em 2018. Amaior parte desses recursos foi direcionada à planta industrial em Pinheiros (ES). Em 2023, foram aplicados R$ 50 milhões para duplicar a capacidade de produção de painéis revestidos. Hoje, a fábrica opera em sua plenitude, com prensas de MDF e revestidos na máxima capacidade. Outros R$ 50 milhões estão sendo investidos em uma fábrica própria de resinas e em um processo de impregnação de papéis, am- pliando a eficiência, a qualidade e a competitividade da marca. Commais de 400 colaboradores diretos e impacto social em quatro municípios capixabas, envolvendo cerca de 15 mil famílias de forma direta e indireta, a Placas do Brasil alia inovação industrial a um sólido compromisso socioambiental. Como parte desse processo contínuo de consolidação, a empresa acaba de inaugurar seu showroom oficial em São Paulo, na Casa Conteúdo, instalado em um espaço de 1,2 mil m². Leia mais no emobile.com.br . SUSTENTABILIDADE Pesquisa da ABCasa, emparceria como Iemi, revela que a sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência e já se consolidou como fator decisivo na jornada de compra. O levantamento aponta que 14% dos consumidores escolhemumamarca necessaria- mente por ser ecologicamente correta, enquanto 16% destacamcomo atributo positivo na última compra. Embora qualidade (50%), durabilidade (35%) e preço acessível (32%) sigamentre os atributos mais relevan- tes, práticas socioambientais ocupam lugar importante. Práticas trabalhistas e sociais também são relevantes: 22%rejeitammarcas que não respeitamomeio ambiente e 26%rejeitammarcas ligadas a condições de trabalho degradantes. Dessemodo, a consciência socioambiental aparece lado a lado comcritérios tradi- cionais e reforça que o consumidor valorizamarcas que se posicionamdemaneira clara e coerente. ARTECOLA As estratégias ESGdaArtecola foramtema doNovo Hamburgo Feevale Summit (NHFS), eventode inovação realizadonodia 2de outubro, naUniversidade Feevale, emNovoHamburgo (RS). Oassunto foi abordadopela especialista emSustentabilidade e ESG, Alessandra Luiza de Lemos, que apresentouno Palco Inspira a fórmula sustentável da empresa para gerar valor aos negócios e à sociedade. Aapresentaçãoda especialista destacou as políticas da companhia na área, comestratégia que envolve aQuímica da Inovação Sustentável, Química que une e desenvolve pessoas eQuímicamultilatina e catalisadora da transformação. Umdos processosmais consolidados na companhia é odesenvolvimentode inovações sustentáveis. Umexemplo sãoos laminados que usamfibras de garrafas PET recicladas, aplicados na estruturaçãode calçados. Cada 1.000pares produzidos comomaterial representam400garrafas PET recicladas. Artecola

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