Fornecedores 352
47 OUTUBRO 2025 A motivação para criar o Empreenda Marcenaria veio da realidade dura de um setor em que muitos negócios fecham as portas ou acabam deixando clientes no prejuízo. “Isso acontece porque, apesar de dominarem a parte técnica, muitos marceneiros não têm estrutura de gestão, finanças e plane- jamento. O curso surgiu exatamente para mudar esse cenário: transformar donos e donas de marcenarias em empresários preparados para enfren- tar os desafios do mercado, profissio- nalizando o setor”, conta Paula. Motivada por um calote de um mar- ceneiro há dez anos, ela iniciou no ramo da marcenaria e nunca mais pa- rou. Além de ser sócia da marcenaria no interior de São Paulo, atua como palestrante e consultora em gestão, com grande know-how em terceiri- zação. Por sua vez, Letícia, atuando por mais de 10 anos no Direito, se rendeu ao hobby da marcenaria e cofundou com Paula o Empreenda Marcenaria, sendo também dona do canal StopaLab, que produz conteú- do para marcenaria. EMPREENDA MARCENARIA O curso ajuda os profissionais a orga- nizaremmelhor seus processos, crescer com lucro e transformar o negócio. Isto é feito a cada semana de ensino no qual o aluno participa de aulas ao vivo que unem teoria e prática, com atividades e desafios aplicáveis ao dia a dia da marcenaria. Além disso, recebe planilhas exclusivas, ferramentas, materiais de apoio e acesso a sistemas parceiros para colocar em prática o que foi aprendido. Segundo Paula, toda a jornada é pensa- da para garantir presença, engajamento e execução: “não é apenas assistir à aula, é realmente aplicar”, frisa. “Casos reais e depoimentos comprovam que as marcenarias que aplicam os métodos começam a enxergar melhorias visíveis emmargem de lucro, faturamento e organização da estrutura”, acrescenta. A sócia afirma que o Empreenda Marcenaria já transformou a forma como muitos marceneiros enxergam e conduzem seus negócios. Ao longo das aulas, eles aprendem a separar finanças pessoais das empresariais, precificar corretamente, organizar processos e entender a real capacidade produtiva da sua marcenaria. “Com esse aprendizado, muitos alunos relatam resultados concretos: aumento da margem de lucro, crescimento do faturamento, maior controle do fluxo de caixa e até redução de erros que antes consumiam tempo e dinheiro. O Empreenda Marcenaria tem ajudado marceneiros a saírem da informalidade e da insegurança para assumir o papel de gestores, tornando seus negócios mais profissionais, sustentáveis e lucra- tivos”, diz a profissional. O Empreenda Marcenaria nasceu em 2023 e, em pouco tempo, já se tornou o maior movimento de capacitação do setor moveleiro no Brasil. “Estamos chegando à nossa 3ª edição e os nú- meros mostram a transformação que vem acontecendo, sendo mais de 900 marcenarias formadas nas edições de 2024 e 2025 e mais 2 mil selecionados em 2026 para dar continuidade a essa jornada”, adianta Paula. O Empreenda Marcenaria 2026 terá início no dia 12 de janeiro e seguirá até 29 de junho. As inscrições já estão abertas e se encerram em 16 de novembro de 2025. O curso é 100% gratuito e disponibiliza 2 mil vagas para marcenarias de todo o Brasil. As inscri- ções devem ser feitas exclusivamente no empreendamarcenaria.com.br. Mais do que um curso, Paula destaca que é uma escola de gestão, precificação e inovação, feita para quem vive a mar- cenaria no dia a dia e quer transformar seu negócio em um empreendimento mais profissional. APOIO DA GMAD Parceiros do setor de móveis ainda oferecem vantagens, descontos e benefícios exclusivos para os alunos que se destacam, criando incentivo real para a ação. Um deles é o Grupo Madcompen (GMad), uma das maiores distribuidoras de produtos e serviços para marcenaria do Brasil. “Seu apoio foi decisivo para que o Empreenda Marcenaria saísse do papel e se tornas- se o maior movimento de capacitação da área no País”, conta Paula. Mais do que sustentar o projeto finan- ceiramente, a GMad deu credibilidade, alcance e conexão direta com o setor de móveis sob medida. “Através de suas lojas e redes de relacionamento, ajudou a divulgar o curso, atrair e selecionar alunos qualificados e garantir que o conteúdo chegasse às marcenarias que realmente precisam de transformação”, confessa Paula, que ressalta: “É graças a esse principal patrocínio que o EmpreendaMarcenaria é 100%gratuito para os alunos, permitindo quemilhares de profissionais tenhamacesso a conheci- mento, ferramentas e oportunidades sem custo, acelerando a profissionalização do setor moveleiro no Brasil”. Empreenda Marcenaria Paula Dutra e Letícia Saba, sócias do Empreenda Marcenaria
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=