Fornecedores 352

16 FORNECEDORES SOB MEDIDA 352 Fornecedorasdetecidosdestacam tendênciasesoluçõesparao móvel,bemcomofabricantesde revestimentossintéticoscompartilham Identidade, versatilidade e tendências Por Thiago Rodrigo ESPECIAL TECIDOS E SINTÉTICOS O tecido é um elemento essencial para comunicar o posiciona- mento de um móvel, bem como a escolha do mesmo é fundamental para definir a identidade do mobiliário. Para isso, acompanhar pesquisas de forma constante é fundamental para acertar no melhor tecido para determinada peça. A grande macrotendência em tecidos é a busca pelo conforto, tanto no toque quanto no visual. J.Serrano Desse modo, texturas como o bou- clé, por exemplo, ganharam muito espaço por seu apelo sensorial e estético. Ao mesmo tempo, tecidos que simulam o linho e outras fibras naturais continuam sendo muito pro- curados por sua estética atemporal e versátil. “De forma geral, tecidos com texturas suaves e fáceis de combinar permanecem como uma escolha con- sistente no mercado, pois atendem a uma ampla variedade de estilos de decoração”, aponta Renato Jesus, diretor comercial da J. Serrano. Ricardo Fatio, gerente de mercado da Döhler, também aponta que texturas de linho e aparência de natural se conso- lidaram como os favoritos do mercado e vêm se mantendo estáveis. Já tecidos com efeito mais fofo, como os bouclés e mesmo o tweed, também ganharam espaço. “Ambos funcionam superbem para sofás, poltronas de aproximação e cadeiras em cores neutras. São coringas dentro de uma casa, sendo escolhas cer- teiras e que, com certeza, irão encantar um público vasto”, declara. Esta tendência global em torno das co- res neutras e das texturas naturais, que trazem sensação de conforto e elegân- cia, é igualmente observado pela Fiama. Além disso, Caio Gonzaga, coordena- dor de exportação da empresa, pontua que nos mercados do América Central e Caribe cresce o interesse por tecidos outdoor com alta resistência à luz solar e à umidade, algo essencial para o clima tropical. Já na América do Norte, há uma busca maior por jacquards estrutu- rados e tecidos com aspecto artesanal, que reforçam a ideia de aconchego e autenticidade. Mais ao sul do continen- te, em países como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, as fibras naturais de linho, em seu aspecto mais clássico, são muito valorizadas. Conclui-se então que o cenário atual confirma que o toque e a textura são protagonistas na escolha dos tecidos. Enquanto o veludo mantém seu posto de clássico contemporâneo, trazendo luxo e aconchego para sofás e poltro- nas. O bouclé, com sua superfície encor- pada e volumosa, segue como símbolo de modernidade e acolhimento, muito associado a peças de design orgânico. O chenille ressurge com força, espe- cialmente após o destaque no Salão do Móvel de Milão, conquistando es- paço por sua maciez, brilho discreto e versatilidade, adequado tanto para ambientes sofisticados quanto des- pojados. Já o jacquard reafirma sua relevância pela riqueza de padrões e pelo toque refinado. Com jogos de relevo, ele é a escolha ideal para quem busca elegância e resistência no mesmo artigo, aplicando-se a estofados de destaque. Na cartela de cores, a tendência é clara, segundo Manuella Donati Madeira, supervisora de marketing da CKS Brasil: “tons naturais e terrosos como o terra- cota aquecem os ambientes, enquanto verdes e azuis esmaecidos evocam serenidade e conexão com a nature- za. Essa paleta, combinada a texturas sofisticadas, traduz o desejo por espaços mais humanos, acolhedores e alinhados ao bem-estar contemporâneo”. Leia nas próximas páginas o que cada uma destas empresas oferecem em tecidos para o mobiliário, bem como o que Cipatex, York e Romplas destacam em revestimentos sintéticos para móveis. Mais do que um revestimento, o tecido é um elemento estratégico para posicionar ummóvel no mercado

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