Fornecedores 351
9 SETEMBRO 2025 EUCATEX A Eucatex publicou seu primeiro Relatório de Sus- tentabilidade com as principais ações e resultados da companhia orientadas por critérios ESG (governança ambiental, social e corporativa), no período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024, em todas as suas unidades de negócios: Florestal, Madeira (Fibras, Chapas, Painéis e Pisos) e Tintas e Vernizes. “O primeiro Relatório de Sustentabilidade é ummarco e representa um resgate da nossa história e dos nossos valores. O documento transmite o que é a empresa, sua essência, seus produtos e resultados, reforçando o compromisso com a transparência”, afirma José Antonio Goulart de Carvalho, vice-presidente execu- tivo e diretor de relação com investidores da Eucatex. O documento está em consonância com as normas Global Reporting Initiative (GRI) Standards e de acordo com o International Integrated Reporting Framework (IR) – leia mais no emobile.com.br . Duratex DURATEX ADuratex fortalece e amplia o Clube Duratex, progra- ma de relacionamento voltado paramarceneiros, com foco em reconhecimento, capacitação e benefícios alinhados às reais necessidades desses profissionais. A nova fase do programa reforça o papel da Duratex como parceira estratégica de quemvive damarcena- ria, contribuindo não apenas com recompensas, mas comapoio concreto ao desenvolvimento técnico e profissional. Criado há oito anos e commais de 17 mil marceneiros cadastrados, o Clube Duratex passa a se estruturar emquatro pilares principais: capacitação técnica, experiências (como visitas técnicas às fábricas da Duratex), premiação compropósito e vantagens exclu- sivas. AGaleria de Projetos, por sua vez, é uma iniciativa que incentiva que os marceneiros compartilhem seus trabalhos e ganhemvisibilidade nos canais oficiais da marca. Outro avanço é a integração do Clube Duratex como DEXperience, plataforma de relacionamento da Duratex comarquitetos e designers de interiores. Formica® FORMICA® Referênciamundial em laminados decorativos de alta pressão, a Formica®conquistouoSeloOuronoProgra- maBrasileiroGHGProtocol, iniciativaque reconhece em- presas comprometidas comamensuraçãoe a transparên- ciade suas emissões. Oresultado coloca amarca emum novopatamar de excelência ambiental, consolidando seu papel de liderançano segmentode laminados decorati- vos e adesivos. OSeloOuroé concedidoàs companhias quepublicamseus inventários deGases de EfeitoEstufa (GEE) edemonstramcompromisso coma responsabili- dade climática. Entre as iniciativas implementadas, que contribuíramcomaobtençãodo selo, destacam-seo investimentoemenergia100%renovável e certificada (I-REC) emtodas as operações noBrasil, a adoçãode biocombustíveis emtoda a frotade veículos e a aplicação daAvaliaçãodoCiclodeVida (ACV) paramedir e reduzir o impactoambiental de seus produtos ao longoda cadeia produtiva. Agestãodesseprocessoé conduzidapelo ComitêCorporativode ESGda Formica®. SETOR DE ÁRVORES As exportações do setor brasileiro de árvores cultivadas tiveram crescimento de 5%no primeiro semestre de 2025, totalizando US$ 7,9 bilhões em divisas. Os dados constam na nova edição doMosaico, boletim trimestral produzido pela Ibá (Indústria Brasileira de Árvores). Principal item da pauta exportadora do setor, a celulose puxou o resultado, com aumento das ven- das em 10,8%em volume, chegando a 10,5 bilhões de toneladas, o equivalente a US$ 5,37 bilhões. As exportações de papel tiveram leve aumento de 0,8%, totalizando 1,3 bilhão de toneladas e US$ 1,2 bilhão. As vendas externas de painéis, por sua vez, tiveram queda de 6%, com 737 milhões de m³ enviados ao exterior, o equivalente a US$ 228,9 milhões. A China é o principal mercado comprador de produtos florestais brasileiros. As vendas para o gigante asiático atingiram US$ 2,6 bilhões no primeiro semestre de 2025, alta de 22,7% sobre o mesmo período do ano passado. Aumentou a compra de painéis de madeira (+19,4%).
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=