Fornecedores 351
50 FORNECEDORES SOB MEDIDA 351 dade aumenta, em média, 10% a produtividade individual. Da mesma forma, o Banco Mundial estima que investimentos em saneamento básico geram um retorno econômico de até US$ 5 para cada US$ 1 investido, devido à redução de doenças e aumento da qualidade de vida. Ignorar essa conexão é compro- meter o futuro dos negócios. Um estudo da PWC com o Instituto Locomotiva (2024) aponta que 86% dos brasileiros estão dis- postos a priorizar marcas e lojas sustentáveis, e empresas que integram ESG em sua estratégia apresentam até 2,6 vezes mais resiliência financeira em crises, segundo a MSCI. Ou seja, inves- tir no desenvolvimento social não é apenas uma questão ética ou de reputação: é a condição estru- tural para que negócios existam, cresçam e se perpetuem. A única forma real de pensar em um futuro mais próspero para as empresas é cuidar da sociedade onde elas estão inse- ridas. Ao investir em desenvol- vimento humano, as empresas investem em si mesmas, criando uma base sólida para inovação, lucratividade sustentável e com- petitividade global. COLUNA Investir emdesenvolvimento social é investir na perenidade dos negócios BIRAMIRANDA Publicitário, especialista em ESG com cursos no United Nations System Staff College e na EDX - Solve - Mit (Massachu- setts Institute of Technology). Fundador e Líder de Estratégia na YPY Consulting - Consultoria em Sustentabilidade e Presidente da Associação de Assistência e Desenvolvimento Humano DaRua (Entidade dedicada a acolher pes- soas em situação de rua em SP). linkedin.com/in/biramiranda Por Bira Miranda C rescemos sob a crença de que uma empresa só tem que se preocupar com o seu ne- gócio e que cabe ao governo, seja ele qual for, “deixar o País pron- to” para que ela tenha clientes em profusão e ganhe dinheiro. Este pensamento é míope e ineficiente. Se o cenário ainda não nos é to- talmente favorável, não é o ideal, cabe às grandes empresas, por interesse estratégico, colaborarem ativamente entre si para que a sociedade onde estão inseridas se desenvolva e com isso, também os seus negócios. Esse círculo virtuoso só se esta- belece quando empresas líde- res avançam na construção de projetos coletivos que envolvem o maior número possível de repre- sentantes da iniciativa privada, potencializados pela expertise do terceiro setor na geração de impacto social e ambiental, e, ine- vitavelmente, com a parceria das diferentes esferas de governo. Educação, saúde, infraestrutura e instituições sólidas são pilares que geram consumidores mais preparados, trabalhadores mais produtivos e ecossistemas mais inovadores. Segundo a OCDE, cada ano adicional de escolari-
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