Fornecedores 351

39 SETEMBRO 2025 Isso comprova como a Soprano tem forte compromisso social. A empresa atua com doação de recursos que superaram R$ 2 milhões destinados a diversas iniciativas. Entre elas estão a construção e recuperação de casas de famílias desabrigadas e a reforma de instituições de ensino afetadas, trans- formando em ambientes acolhedores e que estimulem o desenvolvimento de crianças. Os projetos ocorrem de forma sistemática e periódica, normalmente com apoio de entidades não governa- mentais, como a empresa DUO99, en- volvendo grupo de aproximadamente 50 colaboradores da Soprano durante a realização das ações. DIFERENTES MERCADOS A Soprano é uma empresa na vanguar- da em diversos setores de produtos que vão além da indústria movelei- ra. Essa pulverização de setores foi alcançada com valores como “incon- formismo que impulsiona”, traduzido através de ousadia e inovação e tendo como características a empresa ser aberta a mudanças e transformações, além de estar sempre muito atenta ao mercado e às oportunidades, que leva a Soprano a desenvolver continu- amente novos produtos e entrar em novos segmentos. Isso levou a marca a atuar em segmentos como compo- nentes para móveis com fechaduras, materiais elétricos com disjuntores e outros dispositivos de proteção elétrica, utilidades térmicas com caixas térmicas e fechaduras mecânicas e digitais. A Soprano começou a atuar no segmento de móveis há 30 anos e se destacou na busca por oferecer ao mercado uma ampla gama de soluções voltadas ao atendimento de neces- sidades específicas de aplicação dos clientes. “Fomos uma das pioneiras e detemos a liderança em produtos como fechaduras para móveis, com inovações como fechaduras digitais e rodízios de PU”, diz Boff. A empresa tem ampla oferta de produtos que se destacam pela praticidade e funciona- lidade como sistemas para montagem e fixação de móveis, dobradiças, corre- diças e acessórios. A marca iniciou sua atuação no mercado exterior ainda na década de 1990, tendo desenvolvido ao longo deste tempo estruturas pró- prias de distribuição em países como México e América Central, e evoluindo para parcerias com distribuidores em cerca de dez países. Fabricando por muitos anos inúmeros produtos ao mercado moveleiro como puxadores, dobradiças, corrediças, sistemas de montagem e fechaduras, tendo como estratégia a busca pelo melhor nível de competitividade para os clientes, a Soprano ajustou sua estratégia entre a fabricação própria e a importação de produtos, tendo como fortaleza seu domínio do processo de decisão entre make or buy. “Temos como diferencial uma estrutura desenvolvida há mais de duas décadas na Ásia, com colaboradores próprios que atuam tanto no desenvolvimento de novos produtos, desenvolvimento de fornecedores, gestão logística e na garantia de qualidade através de processos bem estruturados de defi- nição de especificações e inspeção de qualidade”, explica Boff. NECESSIDADES E INVESTIMENTOS A Soprano possui mais de mil cola- boradores e aproximadamente 15 mil clientes ativos, sendo em torno de dois mil clientes especializados em móveis, entre indústria e varejo. Para este mercado, a marca procura entender as necessidades e tendências estando em contato constante com clientes, fornecedores e feiras seto- riais. Na linha de fechaduras, é líder e desenvolve soluções específicas para os clientes, conforme aponta o diretor de marketing e novos negócios: “um exemplo é o desenvolvimento de uma fechadura específica para baús de mo- tos. Outro exemplo é o lançamento da linha dos rodízios na cor preta para atender uma tendência sinalizada por nossos clientes. Também costumamos trabalhar em conjunto com nossos parceiros na melhoria de processos e produtos de maneira a oferecer o melhor custo-benefício. Isso pode ser visto na linha trilhos com acabamento galvanizado”. Para oferecer novas soluções, inves- timentos são necessários. No âmbito industrial, a marca realizou a moder- nização das fábricas com máquinas e automações que proporcionem maior produtividade e competitividade tornando os produtos mais acessíveis aos consumidores, bem como em tecnologia e processos que facilitem a interação com clientes e consumi- dores. Também desenvolveu diversas iniciativas de marketing buscando se aproximar dos clientes, sejam lojistas, indústrias, construtoras e distribuidores, bem como dos profissionais especiali- zados que utilizam os produtos, como marceneiros, chaveiros, eletricistas e instaladores. Recentemente, a Soprano elaborou seu primeiro relatório de sustentabili- dade, reforçando o compromisso da companhia com a transparência, res- ponsabilidade na gestão e estruturação de agenda ESG dentro da jornada cada vez mais sustentável e responsável com o planeta. Essa é uma das formas da marca ser uma empresa consciente e que, por que não, também se enqua- dra ao conceito “Presente em todos os momentos da sua vida”. Soprano “Nossa principal conexão com consumidores se dá através de nossos produtos e sua utilização”, diz Gustavo Luis Boff, diretor de marketing e novos negócios

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