Fornecedores 350
6 FORNECEDORES SOB MEDIDA 350 sustentar a eficiência desde a origem até o seu descarte. Algumas empresas levaram exemplos que visam produ- zir componentes leves e recicláveis, com menor uso de insumos. Outras inovaram com ideias de adesivos e revestimentos biocirculares, essenciais para processos eficientes de desmon- tagem de móveis e reciclagem sem contaminação química, redefinindo os atributos para materiais inteligentes e renováveis até o fim da sua vida útil. Que tal refletir como sua empresa pode reduzir custos e desperdícios através da tecnologia, adotando processos e insumos recicláveis e acompanhando a evolução dos temas sobre sustentabilidade. Pense nisso! ARTIGO Inovação tecnológica com responsabilidade ambiental Por Andrea Krause A Interzum 2025 aconteceu entre os dias 20 e 23 de maio em Colônia, na Alemanha, com o tema principal “Repensando os Recursos: Soluções Circulares e de Base Bioló- gica”. Este ano, a mensagem para o mundo foi que não há como ter uma visão dos negócios para os próximos anos sem refletir sobre o futuro dos recursos. Essa abordagem impulsiona a estratégias dos maiores fabricantes da cadeia produtiva do setor moveleiro na busca por soluções inovadoras e sustentáveis, em um momento global no qual permeiam vários desafios sociais, econômicos e, principalmente, ambientais que impactam na visão de médio e longo prazo do setor. O design sustentável e as inovações bio- circulares foram apresentados por vários fabricantes através de soluções, experi- mentações, e destacadas nos fóruns de discussões das tendências e nos palcos de produtos. O objetivo e a mensagem do evento é estimular a transição para uma indústria que economize recursos, apresentando soluções de economia circular, novas tecnologias e processos produtivos e projetuais. Se a solução sustentável deve vir de toda a cadeia produtiva e não mais somente do uso de matérias-primas sustentáveis, por que não pensar nesse tipo de fórum de discussões dedicados ao compartilhamento de informações e cases para também impulsionar o Brasil a discutir e compartilhar experi- ências ligadas ao tema? Afinal, com a economia globalizada, o que acontece em uma parte do mundo se reflete nos demais e isso se retrata nas futuras estratégias das empresas. Para embasar o tema da Interzum, o palco de produtos mostrou reflexões sobre o reuso e a reciclagem dos mó- veis, criando o chamado “passaporte digital de um produto”, permitindo seu rastreamento até o seu descarte, com foco na economia circular. Empresas de software estão pensando em como integrar fornecedores, produtores de móveis e o pós-venda, permitindo mapear a cadeia produtiva e a vida útil de um produto. Isso além de tecnolo- gias inovadoras como ferramentas para a circularidade, uma nova categori- zação de produtos com ciclo de vida integrado. Será que no futuro próximo teremos os chamados produtos inte- ligentes e rastreáveis que possibilitam monitoramento, manutenção e com agregação de valor além da venda? Outro ponto importante da discus- sões foi compartilhar experiências das empresas sobre como a cadeia produtiva do setor reduz o desperdício e o impacto ambiental, explorando inovações, tendências de materiais e componentes, apresentando cases de sucesso para soluções para um design sustentável e circular. Algumas empresas fornecedoras sugerem que se ampliarem o mix de produtos para atender todas as necessidades da industria moveleira podem minimizar riscos e oferecer um serviço diferencia- do. Outras acreditam que, por serem empresas globais, precisam centrar as estratégias e o pioneirismo em soluções inovativas e tecnológicas sustentáveis. Mas por que a eficiência de recursos é tão importante para o futuro do setor move- leiro? Alguns pontos importantes discu- tidos nos palcos da Interzumdestacaram visões e soluções práticas que propõem o uso demateriais circulares otimizando processos produtivos e reduzindo des- perdícios, um tripé importante para uma eficiência produtiva sustentável. A mensagem é pensar em como escolher materiais com baixo impacto ambiental e origem responsável para ANDREAKRAUSE Designer e especialista emcompor- tamentode consumo, formada em Desenho Industrial pela FAAP, com Mestradopela FAUUSP. Commais de duas décadas de experiência no desenvolvimentodemateriais para o setormoveleiro e de construção civil. Atua como consultora demarketing, ministra cursos e palestras sobre Tendências. Estudamacrotendências domorar e formaçãode gosto, especialista do tema “Cor”.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=