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41 AGOSTO 2025 PROCESSO DE PINTURA Com um planejamento próprio e eficiente de pintura para que consiga pintar diversas cores nos perfis de alumínio, a MMN consegue oferecê- -las para qualquer volume de pedido da indústria ou varejo (revenda para marcenaria). “Os volumes são muito menores do que já existe nas cores disponíveis”, frisa Marcos. A empresa se baseia na filosofia da Indústria 4.0 para essa operação, considerando também que toda essa tecnologia tem um preço. “Nós tivemos o desafio de trazer isso para dentro de casa, ter um custo competitivo para poder agregar dentro do produto e poder rodar isso no mercado”, assinala – leia mais em reportagem no emobile.com.br . PINTURA ELETROSTÁTICA NO ALUMÍNIO Marcos explica que a pintura eletros- tática é uma tecnologia que já existe dentro do mercado do alumínio, mas em um processo para a cons- trução civil, com cores básicas como bronze, branco e preto. A realização da MMN dessa inovação foi uma construção de anos. Na ForMóbile 2022, a empresa lançou as primeiras cores nos puxadores pequenos com pintura epóxi e cores como dourado e rosê. “Na pintura líquida, isso já existia”, diz Marcos. Porém, é um desafio a pintura líquida na região Sul por conta do clima, que influen- cia na produtividade e no custo. “Qualquer intempérie de tempo interfere com a produção. Variação de temperaturas bruscas causam variação no processo de pintura, causando quedas de produtividade e certos problemas de qualidade como, por exemplo, dificuldade de manter as tonalidades”, conta Still. Com a pintura eletrostática a pó isso não ocorre. A pintura eletrostática também é mais sustentável por não liberar sol- ventes no ambiente e ter aplicação em um ciclo fechado. “A tinta que sobrou do processo volta para o aplicador e tem uma ‘quebra’ rela- tivamente baixa de 1% a 1,5% que volta para a fábrica e é reprocessa- da. Ou seja, ela gera zero resíduos no meio ambiente”, diz Marcos. TEXTURA NO ALUMÍNIO Uma novidade que compõe a ino- vação da empresa são texturas. Elas já existem nos perfis de alumínio, mas de forma mais robusta, desse modo funcionado melhor em painéis na construção civil, mas não no moveleiro. “Queríamos algo mais sutil. Teve alguns fornecedores que começaram a colocar alguns com- ponentes diferentes dentro da tinta e fornecerem uma tecnologia para uma textura sutil que é o ideal para o móvel”, conta o diretor. Outro lançamento da MMN é o aca- bamento fosco com brilho zero. “Há três anos já temos pinturas foscas que não eram 100% fosco. Hoje, temos fosco zero brilho, que está na moda”, enaltece. Um destaque lançado há um ano pela empresa é o um branco micro texturizado, ideal para o varejo porque combina 100% com o branco TX da chapa de madeira. “O pessoal está gostando e migrando do branco semibrilho para isso”, conta Marcos. TENDÊNCIAS EM PORTAS Em portas menores de cozinhas exis- te uma tendência forte de transpa- rência, com o vidro canelado virando uma “febre”. Um modelo de perfil de alumínio da MMN lançado na Fimma Brasil contou com móveis com o vidro canelado aplicado para mos- trar para o visitante que eles podem fazer isso. Outra tendência é uma frente limpa nos móveis, sem puxa- dor. “Fizemos um perfil totalmente invisível, com uma pega invisível, su- til”, assinala – este perfil não elimina o uso de puxador para quem deseja incluir no design do mobiliário. A empresa também mostrou como colocar o MDF dentro do perfil de alumínio para poder ter o padrão madeirado na porta. “Ele tem um rebaixo de 6 mm no qual é aplicado um MDF de 6 mm. Para projetos de alto padrão que buscam um interno limpo, é possível colocar o parafuso da esquadreta na frente e os parafusos ficarem embaixo da madeira”, conta. ATUAÇÃO COMERCIAL Na Fimma Brasil, a MMN Alumínio buscou participar com produtos com maior valor agregado para a região Sul. “Também vimos como uma oportunidade muito boa para o comércio internacional”, aponta Marcos A. Sill, diretor comercial da companhia. Sendo uma feira com muitos clientes sul-americanos, mercados que a MMN tem muito interesse comercial de expandir e estreitar as relações, a feira serviu para saber o que eles estão utilizando e apresentar soluções diferentes do que eles já têm”, diz. A empresa está redirecionando sua atuação comercial, deixando alguns mercados para colocar produtos com mais valor agrega- do em outros mercados. Assim, os produtos convencionais dos negócios que foram deixados serão direcionados para a exportação, vendendo alumínio que possibili- tem agregar mais valor no móvel. “Esse que é o nosso grande objeti- vo”, ressalta o diretor. Thiago Rodrigo Novidades em soluções diferenciadas da MMN Aluminio

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