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27 JULHO 2025 cada membro da equipe, distri- buindo as responsabilidades de forma eficiente. Além disso, deve acompanhar o progresso das tare- fas, fornecer feedback constante e garantir que todos tenham as ha- bilidades necessárias para realizar as operações com sucesso. QUALIDADE E CULTURA As lideranças têm a missão de manter os padrões de qualidade e a diretora da Action salienta que isso é alcan- çado por meio da implementação e reforço de boas práticas, treinamen- tos constantes e monitoramento dos processos, além de procedimentos claros e com devida orientação para todos. “O líder precisa criar um ambiente onde cada colaborador entenda a importância do que faz e qual será o resultado de seu trabalho e seu impacto no produto”. Segundo ela, o padrão de qualidade já não é mais um diferencial compe- titivo, mas sim um requisito básico para quem está ofertando algo para o mercado. Além disso, a cultura da melhoria contínua deve ser algo vivo na empresa, com espaço para sugestões, aprendizado e evolução constante. “Quando a equipe se sente parte desse processo, o com- promisso com a qualidade se torna natural”, frisa. Para a busca constante por melho- rias e redução de custos, os líderes devem fomentar uma mentalidade de criatividade, inovação e eficiên- cia operacional. Isso pode ser feito incentivando sugestões da equipe, analisando constantemente proces- sos para otimizar recursos, reduzin- do desperdícios e investindo em ca- pacitação criando um ambiente com liberdade para sugestão de ideias para maximizar a produtividade sem comprometer a qualidade. “Muitas vezes, as soluções mais eficazes são simples, rápidas e exigem pouco ou nenhum investimento. Elas estão no dia a dia da equipe, nas experiências e percepções de quem lida diretamente com os processos. O papel do líder é criar um ambiente de con- fiança, onde todos se sintam à vontade para compartilhar ideias e contribuir com melhorias”, pontua Neida. Para isso, é fundamental ter sensibi- lidade para ouvir, reconhecer boas sugestões e incentivar a implantação de novas alternativas. A profissional destaca que treinamentos constan- tes ajudam a fortalecer uma cultura de engajamento, fazendo com que os colaboradores se sintam parte das soluções, em vez de enxergar os problemas como responsabilidade de outro líder ou setor.
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