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21 JULHO 2025 Investir em uma cabine de pintura adequada é sinônimo de redução de custos operacionais, adequação da empresa às normas nacionais vigentes e melhoria significativa no acabamento. Ambientes com pressurização, exaustão eficiente e controle de temperatura reduzem drasticamente o consumo de insu- mos como tintas, primers e solven- tes. Além disso, conforme aponta Teixeira, o uso de equipamentos de aplicação de alta performance me- lhora o rendimento, reduz falhas e retrabalho, acelera o tempo de produção e aumenta a produtivi- dade geral da equipe. Em médio prazo, isso impacta diretamente no faturamento e na competitividade da empresa. CUSTO-BENEFÍCIO Existem dois tipos de cabine de pintura, que são as cabines secas e as cabines úmidas. Por exemplo, em uma pequena marcenaria que quer começar a trabalhar com pintura, a melhor opção são as cabines secas. “Nós lançamos no ano passado uma cabine chamada BP bloco, que é um produto à prova de corro- são, com investimento baixo. O próprio pode montar e consegue transportar ela em transportadoras convencionais. Isso fica na faixa de investimento de 14 mil reais”, compartilha Alessandro Diebold, gerente comercial do segmento moveleiro da Koria. Uma evolução da cabine seca é a cabine úmida, que são cabines para um volume maior de pintu- ra, para quem trabalha com dois turnos de trabalho ou precisa de um nível de acabamento maior. A cabine de entrada, com 3 m, está na faixa de R$ 35 mil a R$ 40 mil. Com as cabines úmidas é possível ter um ambiente estruturado com sala pressurizada. “Para quem quer um nível de acabamento maior e um volume de pintura grande, que é todo um sistema, como uma sala equipada com uma cabine úmida, com modo pressurizador, com porta e toda a estrutura montada desse equipamento, o investimento para uma sala de uns 30 m² está na faixa de R$ 140 mil a R$ 150 mil”, aponta Diebold. No caso de uma cabine de pintura, a SuperAr, por exemplo, ofere- ce uma linha completa capaz de atender desde pequenos processos até grandes indústrias, variando de forma muito ampla os valores de investimento. Inicialmente, o aporte inicial de uma cabine de exaustão para a pintura pode partir de cerca de R$ 5.000,00, como no caso da cabine Economy da Supe- rAr, indicada para testes de cor ou pintura de micropeças. Na Marcenaria Kaufmann, por exemplo, a empresa instalou a cabi- ne de pintura (veja foto na próxima página) com valor de investimento abaixo de R$ 15 mil. Na indústria de móveis Russo, instalou um sistema completo com investimento em torno de R$ 450 mil. “São valo- res aproximados investidos pelos clientes para manter a discrição do mesmo e, entre esses valores, possuímos muitos outros modelos e configurações de cabines de pintura completas”, aponta Teixeira. Koria Cabine de pintura via seca da Koria

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