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17 JULHO 2025 tricos, com cores que acompanham as tendências emmóveis e decorações. Também lançou o eBook de Tendências Farben, voltado para marcenarias, arqui- tetos e indústrias. A publicação reúne cores em alta no design de interiores, sugestões de aplicação e exemplos de uso dos padrões emmóveis. Segundo Broch, todas as cores tendên- cia estão disponíveis na Linha High De- cor Farben, que são acabamentos para móveis em alto padrão, que podem ser aplicados em substratos como madeira, MDF, vidro e metais anodizados e em aço cromado, por meio do Sistema Tintométrico Moveleiro, que compõem mais de mil cores lisas e 1,2 mil cores metálicas e perolizadas. LECHLER A capacidade nominal instalada da fábrica brasileira da Lechler, situada em Paraí (RS), é superior aos 4 milhões de litros/ano. Amultinacional também conta com o apoio de três fabricas na Itália que possuem capacidade de mais de 30 milhões de litros/ano. Segundo Daniel Bassetto, diretor comercial da marca, em 2023 a produção de tintas e vernizes da Lechler no Brasil superou os 3 milhões de litros e em 2024 houve um crescimento de 6%. “Nosso desempenho em vendas nos últimos dois anos foi muito positivo, com um crescente ganho de market share, que automaticamente reflete em um crescimento do volume de produção para atender e servir o mercado geral e nossos clientes”, afirma. Com investimentos emelhorias nos processos que a empresa vem fazen- do continuamente no parque fabril, o desempenho produtivo damarca vem melhorando a cada ano, comganho de produtividade e eficiência operacional. No mesmo período, as vendas acompanha- ramessemovimento, comexpansão nos canais de distribuição e expansão regional, fortalecimento da presença nomercado e boa receptividade às soluções. “Esses resultados demonstrama solidez da estra- tégia adotada e reforçamnossa expecta- tiva de continuidade no crescimento para os próximos anos”, pontua Bassetto. Entre as principais ações de investimen- to para ampliar a capacidade produtiva aprimorando sua eficiência operacional, destacam-se a aquisição e atualização de máquinas e equipamentos voltadas ao incremento da produtividade e à padronização de processos. Também concluiu a ampliação da área de produtos acabados, com a construção de um novo pavilhão de 3,4 mil m², que agrega uma capacidade adicional de 1 milhão de litros acabados. “Essa expansão reflete nosso compromisso em atender à crescente demanda do mercado com agilidade, qualidade e estrutura adequada”, destaca. Para os próximos anos, a estratégia da companhia está focada em tecnolo- gia, sustentabilidade e diversificação. “Seguiremos investindo em inovação de produtos, com destaque para o de- senvolvimento de linhas bio-based, além da automação industrial e do fortaleci- mento de nossa presença nos mercados em que atuamos. Nosso compromisso com a sustentabilidade se traduz no aprimoramento contínuo de processos e na oferta de produtos que contribuem para a redução do impacto ambiental”, ressalta o diretor. Os investimentos realizados pela companhia resultaram em importantes inovações no portfólio de produtos. En- tre as novidades, destacam-se as linhas de tintas e vernizes bio-based, que utilizam matérias-primas renováveis e oferecem menor impacto ambien- tal, alinhando sustentabilidade e alta performance. Além disso, desenvolveu acabamentos com tecnologia avançada que proporcionam maior durabilidade, resistência a riscos e melhor acabamen- to estético, valorizando a textura e o toque dos móveis. Essas soluções também ampliam as possibilidades de design, com uma ampla variedade de efeitos visuais, como acabamentos mate, acetinados e brilhantes, que atendem às tendências contemporâneas e às exigências do mer- cado de decoração e marcenaria. “Dessa forma, nossos produtos não só elevam o padrão de qualidade e proteção dos revestimentos, mas também inspiram criadores e designers a explorarem novas expressões estéticas, contribuindo para ambientes mais modernos, funcionais e sustentáveis”, define Bassetto. Para 2025, a companhia projeta um cenário de crescimento moderado e sus- tentável no mercado de tintas e vernizes voltado à indústria e marcenaria. Setores como móveis planejados, arquitetura personalizada e acabamentos de alto padrão devem seguir impulsionando a demanda por soluções técnicas com alto valor agregado. Além disso, a sustentabi- lidade tem ganhado protagonismo nesse movimento. “Observamos um aumento consistente na busca por produtos commenor impacto ambiental, como sistemas de alta eficiência, linhas com baixo VOC e tecnologias que otimizam o consumo de insumos no processo produtivo”, diz o diretor. “Seguimos investindo em inovação, suporte técnico e soluções que acompanham essa evolução com eficiência e consciência ambiental”, aponta Daniel Bassetto, da Lechler Lechler No primeiro semestre deste ano, a demanda do mercado esteve alinhada com as previsões da Lechler, especialmente em nichos que valorizam desempenho, estética e responsabilidade ambiental Lechler
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