Fornecedores 348
8 FORNECEDORES SOB MEDIDA 348 ARTIGO Diferenciais dos softwares Por Joerly Santos L ongevidade, clientes (em quantidade e com alta reputação), especialização, es- tabilidade, confiança. São todos atributos que se encadeiam e se confundem. Mas antes de comentar isso, preciso lembrar que adotar um software de certo nível de complexidade é como se casar com ele. Nesse casamento, além do pró- prio investimento no produto, suas atualizações e eventuais cus- tomizações, há também o custo da capacitação dos funcionários, e até a afetividade que se desen- volve por ele após o aprendizado e familiaridade com as diversas ferramentas oferecidas. Dificil- mente um divórcio aconteceria sem traumas. Seria um trato de “para sempre”, até que a morte os separe. Acontece que, segundo as estatís- ticas, cerca de 80% das empre- sas morrem antes do décimo aniversário. Embora não existam dados específicos para o setor da tecnologia, eu diria que apostaria que essa taxa de sobrevivência é ainda menor que essa média. As startups brotam o tempo todo, isso é visível. O estudante que desenvolveu um otimizador para o seu TCC, acha que já tem um produto pronto em mãos e se lan- ça ao mercado, até descobrir que o preço lá no chão não segura empresa nenhuma. E quem era cliente, fica “a ver navios”. A Corte Certo já existe há quase 30 anos. É tempo de prática no mercado, descobrindo o que o cliente realmente quer e precisa, comparando com soluções similares existentes em outros países, estabelecendo relaciona- mentos. No começo, o nosso produto ven- dia porque era novidade, porque propunha diferencial na concor- rência, e porque tinha preço aces- sível. Esses clientes permitiram a longevidade que nos levou a mais clientes que podem raciocinar: se sobreviveu até aqui, demonstrou que já possui um produto estável, não morre fácil. Alguns desses muitos clientes são empresas de altíssima reputação. Empresas grandes. Então, novos clientes podem pensar: se o Cor- te Certo está lá é porque passa- ram pelo crivo de seus rigorosos departamentos de TI, de Compras e o Jurídico. Sem falar na área técnica, dos usuários do produto. Significa, em última análise, que empresas pequenas ou de médio porte, sem todo esse aparato de proteção, têm uma espécie de selo de garantia para esses aspec- tos importantes. O fato de sermos especialistas também nos dá crédito, além de facilitar nosso relacionamen- to com outros fornecedores de soluções digitais para nossos públicos-alvo (em particular, de- senvolvedores de softwares de 3D e ERPs) com os quais podemos integrar sem preocupações com concorrência. JOERLY DOS SANTOS Formado em Jornalismo e em Propaganda e Publicidade, com mestrado em Jornalismo Comparado. Além de jorna- lista e publicitário, também escreveu roteiros de histórias em quadrinhos para vários personagens da Disney. É em- preendedor na condução da empresa de softwares Corte Certo e entende que os sof- twares não passam de outra forma de comunicação hu- mana que não existia quando começou a estudar. A Corte Certo é líder em softwares de plano de corte para vários setores da atividade indus- trial, entre eles a marcenaria e revenda, varejo do vidro e indústria moveleira.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=