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29 JUNHO 2025 DESIGN AUTORAL BRASILEIRO HOJE O mercado para o design autoral brasileiro está em constante cresci- mento e se consolidando como um grande diferencial competitivo para a indústria moveleira. Quando uma empresa investe em design de autoria, com a assinatura e criação de produtos inéditos, ela se posiciona de forma única no mercado. Esses produtos não entram em uma disputa por preço, pois são exclusivos e não podem ser comparados com commodities ou itens de produção emmassa. Esse é um dos grandes potenciais do design autoral: agregar valor, identidade e inovação às indústrias que apostam nessa estratégia. “O design se torna, então, um elemento essencial para a diferenciação e o reconhecimento da marca, tanto no Brasil quanto no cenário internacional”, diz Marta, que enxerga que existe uma valorização do design brasileiro no exterior. “O design brasileiro vem ganhando cada vez mais valorização no exterior. Participo há oito anos de exposições internacionais, levando meu design para feiras como o Salone del Mobile em Milão (iSaloni), a ICFF em Nova York, entre tantas outras ao redor do mundo. Essas ações, muitas vezes realizadas em parceria com a Abimóvel e ApexBrasil, têm sido fundamentais para posicionar o design brasileiro nos principais polos comerciais de mobiliário”, diz. Hoje, o Brasil é visto como um player competitivo no mercado internacio- nal, tanto pelo design autoral quanto pela força da indústria moveleira. As empresas brasileiras que investem em inovação e design estão lado a lado com grandes indústrias globais, especialmen- te europeias, sem perder em tecnologia ou qualidade. Assim, as indústrias possuemmaquinários e matérias-primas de altíssimo nível, equiparáveis aos principais fabricantes do mundo. Além disso, há um diferencial que nos torna únicos: a criatividade. “O design brasileiro é admirado por sua originali- dade, pela riqueza cultural que imprime às peças e pela capacidade de unir tradição e inovação. Isso nos coloca em uma posição de destaque e nos permite atender mercados internacionais com qualidade, escala e, acima de tudo, identidade própria”, define Marta. Muito reconhecido pelo público e pelo mercado de designmundial, Katalin avalia que os principais desafios do design auto- ral demobiliário brasileiro estão relacio- nados à cultura de consumo e àmão de obra da área, que é especializada quando se trata de partes artesanais. Ela também enxerga uma forte valorização interna- cional domobiliário brasileiro, por seu designmuito diferenciado, comentrega formal única, materiais e acabamentos de qualidade. “Novas tecnologias, principal- mente ligadas aos materiais utilizados nos projetos, vêm sendo a pesquisa de desig- ners por todo o país. Associar tecnologia amateriais considerados simples também é umdos desafios (como palhas, tramas, entre outros)”, afirma. Ana Brum assinala que o móvel au- toral brasileiro é reconhecido interna- cionalmente, conforme mencionado a respeito das conquistas no iF Design Award, mas ainda acredita que ter mais reconhecimento no próprio País é o principal desafio hoje para o design autoral brasileiro. “Vemos que internacionalmente a sociedade conhece e reconhece o que seu país produz e orgulha-se disso. Aqui no Brasil, muitas vezes, os especifica- dores ou mesmo a sociedade não conhecem o que é produzido aqui e, consequentemente, não reconhecem. Canais como este são de extrema importância para que possamos nos enxergar, conhecer nossos designers e as empresas que produzem os móveis, e com isso conectar este ecossiste- ma que vai engajar e se orgulhar da nossa produção. O mundo já está nos enxergando de forma positiva no setor moveleiro, só precisamos nos apropriar disso e reverberar”, pontua. Centro Brasil Design Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil Design

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