Fornecedores 348

28 FORNECEDORES SOB MEDIDA 348 DESIGN CARACTERÍSTICAS DO DESIGN Fatores como os citados por Katalin estão entre as características que sim- bolizam o mobiliário autoral brasileiro no cenário internacional. Ana Brum, a partir da experiência do Centro Brasil Design com premiações internacio- nais, percebe que o mobiliário brasi- leiro vem alcançando patamares incrí- veis, pois é nessa categoria que o CBD mais tem representantes concorrendo internacionalmente. “Todo ano nossa surpresa é muito positiva com os designers e empresas ganhadoras. O Brasil está entre os 10 países mais pre- miados no mundo no iF Design Award e isso é possível graças à projeção do mobiliário nacional que está sempre presente buscando esta chancela”, ressalta. As principais características que colaboram para isso, segundo ela, são a riqueza de materiais, excelente acabamento, formas orgânicas e narrativa poética e emocional. “Como o acabamento do mobili- ário brasileiro é uma das vertentes que mais atrai olhares internacio- nais, acredito que a combinação de técnicas artesanais e industriais em um mesmo móvel é o nosso grande diferencial. O mundo está híbrido e vemos esta hibridização também nas técnicas de fabricação do móvel brasileiro”, avalia. Pode-se verificar isto em peças contemporâneas de Rodrigo Ohtake, Carol Gay e Jader Almeida, que combinam tecnologias de ponta (cortes a laser ou moldagem de madeira) com técnicas tradicionais (marcenarias, trançados e tapeçarias) para dar autenticidade, valor simbólico e sustentabilidade às criações. Com tudo isso, o mobiliário autoral bra- sileiro se destaca no cenário internacional por uma combinação única de fatores. Madeiras nativas de qualidade, variedade e beleza singular. Técnicas artesanais transmitidas por raízes indígenas que agregam autenticidade e exclusividade às peças e a criatividade no desenho. “O Brasil é um país de dimensões continen- tais e de cultura extremamente diversa, e essa riqueza se reflete no design”, avalia Marta Manente. Segundo ela, enquanto o design italiano é reconhecido pelo minimalismo e pre- cisão, o alemão pela alta tecnologia e o europeu, de forma geral, por uma paleta mais neutra e sóbria, o design brasileiro se expressa de forma vibrante. “Nossa paleta de cores mais quentes e nosso apreço pelo colorido tornam os ambien- tes brasileiros únicos e acolhedores”, diz. Essa mistura de tradição, inovação e ousadia estética faz com que o mobiliário autoral brasileiro conquiste cada vez mais espaço e reconhecimento no cenário global, destacando-se de forma singular emmeio a outras peças, por exemplo. Catiane Grassi Marta Manente, designer do Studio Marta Manente Arquivo Pessoal Katalin Stammer, designer e arquiteta, diretora da Escola Curitibana de Design

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=