Fornecedores 347

50 FORNECEDORES SOB MEDIDA 347 COLUNA Reputação e ESG BIRAMIRANDA Publicitário, especialista em ESG com cursos no United Nations System Staff College e na EDX - Solve - Mit (Massachu- setts Institute of Technology). Fundador e Líder de Estratégia na YPY Consulting - Consultoria em Sustentabilidade e Presidente da Associação de Assistência e Desenvolvimento Humano DaRua (Entidade dedicada a acolher pes- soas em situação de rua em SP). linkedin.com/in/biramiranda Por Bira Miranda O momento atual está apre- sentando uma “pegadinha” que coloca em risco a reputação de empresas e de suas lideranças. Se no passado recente uma em- presa entrou na “onda do ESG, da diversidade, da proteção do meio ambiente e no desenvolvimento de comunidades” e agora, por conveni- ências momentâneas, ela resolve dar uma guinada e abraçar o retrocesso, voltando à idade da pedra em seus princípios de gestão, como ela será percebida por quem se conectou a ela lá atrás? O que irão achar aqueles que acredi- taram em você? Será que um possí- vel ganho de curto prazo compensa jogar na lama o que se levou anos para construir? Reputação é sobre jornada e não aceita guinadas ao sabor do vento. Quem você é depende da verdade do que você faz, do que você real- mente entrega para quem compra de você, para quem escolhe traba- lhar com você e para quem escolhe ser seu parceiro de negócios. E o que mais me impressiona é a incapacidade de ser estratégico, de olhar ali na frente. Será que os desastres climáticos, potencializados pelo aquecimento global, deixarão de acontecer? Será que os 53% dos brasileiros que mudaram a marca que consumiam porque a empresa anterior não estava alinhada com suas expectati- vas de políticas socioambientais vão deixar de considerar este fator na hora de consumir? Levantamento da PwC, junto com o Instituto Locomotiva, indica que 9 em cada 10 brasileiros das classes C, D e E direcionam hábitos de consu- mo a lojas e marcas socioambiental- mente responsáveis. O que te leva a crer que estas pessoas vão deixar de lado suas convicções? A perda de reputação pode gerar impactos financeiros significativos para as empresas. Estudos indicam que crises reputacionais podem reduzir em até 30% o valor de mercado de uma empresa, afetando diretamente investidores e acionis- tas. Além disso, segundo a consulto- ria Weber Shandwick, 63% do valor de uma empresa pode estar ligado à sua reputação. Consumidores tam- bém reagem: uma pesquisa da Edel- man revelou que 64% dos clientes boicotam marcas após escândalos ou falhas éticas. Esses danos podem levar anos para serem revertidos, resultando em perda de competitivi- dade, dificuldades em atrair talentos e aumento do custo de capital. Quando consultamos o dicionário, temos as seguintes definições para a palavra reputação: prestígio, boa fama ou reconhecimento adquirido por mérito; honra ou dignidade que caracteriza uma pessoa ou instituição. No contexto empresarial, a repu- tação está ligada à percepção do público sobre a credibilidade, ética e desempenho de uma organização, influenciando diretamente sua com- petitividade e sucesso no mercado. Se você não liga para sua jornada, para sua reputação, ao menos pense no dinheiro que você vai perder.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=