Fornecedores 347
45 MAIO 2025 “No caso de uma fábrica de móveis editados que possui uma estrutura maior, e que geralmente possui uma loja própria ou franqueada, o contato com o cliente é a partir da loja. A fábrica é uma grande marcenaria com um sistema de gestão através de um ERP. Com uma equipe de engenharia no qual se utiliza softwares dedicados a projeto, planejamento e otimização de planos de corte, etc. Ela possui sistemas digitais de apontamentos no processo, controlam indicadores de desempenho quantitativos e qualitati- vos”, prossegue. Em cada caso, ter uma fábrica inteligente gera vantagens. “Do ponto de vista do controle, é fundamental a automação dos controles de indicadores de desem- penho. Da padronização dos processos, para qualquer tipo de projeto. Do ponto de vista da qualidade, é a rastreabilidade de informações. A agilidade no tempo de resposta”, afirma o consultor. Visitar feiras e conhecer as tecnolo- gias, capacitar os recursos humanos, fazer investimentos em equipamentos e softwares e ter um layout funcio- nal, são formas de se ter uma fábrica inteligente. Embora seja algo que dependa dos recursos financeiros do empreendedor e da cultura do empresário, a mudança no layout de produção é um passo importante. “Em geral, para uma fábrica que trabalha com MDF ou MDP revestido em melamina, o layout é definido pelo fluxo de operações. Se são peças retas, cortar, colar bordas e furar. Se agregar outras operações, estas deverão ser acopladas ao fluxo das operações. Se agregar pintura ou laminação, estes devem também ser incorporados segundo a sequência de operações. Cada caso é um caso”, declara o consultor moveleiro da Bernardi Consulting. Divulgação Renato Bernardi, consultor moveleiro da Bernardi Consulting
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