Fornecedores 346
6 FORNECEDORES SOB MEDIDA 346 cando materiais naturais e elementos que criam referências culturais através do design brasileiro. Em uma economia de transformações o processo criativo no design de móveis necessita dessas inspirações constan- tes. São profissionais com uma mente aberta ao experimento, ao novo e, principalmente, à quebra de paradig- mas e rompimento sobre um modelo de vendas que oferta mais do mesmo. O design é, portanto, a principal estratégia de competitividade, já que desafia o novo e o verdadeiramente inovador, por isso a cultura da inovação precisa ser estimulada de dentro para fora. Você já pensou sobre isso? ARTIGO Tendências para o design criativo em2025 Por Andrea Krause E stimular o processo criativo no segmento de móveis significa manter-se atualizado sobre inúmeros temas ligados ao design como tendên- cias globais, comportamento do consu- mo nas diferentes gerações, inovação tecnológica e sustentabilidade, dentre vários da atualidade. A criatividade pode vir de um contexto global ou local. Este ano, várias marcas participaram de feiras no primeiro trimestre como Femur, Movelpar, Movelsul e Yes SP, o que possibilita entender melhor as principais inova- ções de cada marca. Mas alimentar o processo criativo no design vai além das feiras regionais do segmento de móveis, ou seja, é fundamental olhar para o design transversal, onde a criati- vidade é cultivada e nutrida de maneira estratégica. Um ambiente criativo deve ser incen- tivado pelos gestores através de uma cultura onde o erro traz experimen- tações e ensinamentos para alcançar a inovação. Incorporar estudos sobre novos materiais e princípios de econo- mia circular alimentam a criatividade e estão alinhados aos desejos das gerações mais jovens como, por exem- plo, móveis com materiais ecológicos e biodegradáveis, uso de reciclados ou resíduos gerados pelo processo. Isso só é possível quando há uma cultura da inovação na empresa que começa pelos gestores. Mas o que as novas gerações de consumidores desse mercado buscam? Elas procuram marcas sustentáveis que têm um propósito maior e apresentem soluções de móveis com design fun- cional, que ofereçam soluções práticas para micro habitações ou apartamen- tos compactos, como peças modulares e multifuncionais, conexões com tecnologias com entradas USB, mesas com carregamento sem fio e conec- tividade tecnológica com os usuários. Oferecer a possibilidade de customiza- ção dos móveis trará um rico repertório para inovação e funcionalidade. As marcas precisam de uma nova mentalidade para explorar ideias, tecnologias e processos, por isso seu time criativo pode receber muitas inspirações através de imersões em eventos culturais de design ou viagens com experiências imersivas como feiras de móveis, matérias-primas, em outros segmentos e países. Vamos destacar alguns insights criati- vos da 14ª edição da DW Semana de Design de São Paulo, um dos maiores eventos de design da América Latina, que aconteceu entre os dias 10 e 16 de março em São Paulo e reuniu 300 atividades em oito distritos de design. O festival urbano de Design Weekend é um movimento das cidades, portanto antecipa as tendências e é uma grande fonte de inspiração. Este ano, o tema principal refletiu sobre a relação entre o tecnológico e o artesanal, um mundo híbrido entre o mundo digital e analó- gico, redescobrindo o toque humano ao design, o objetivo foi desafiar for- mas tradicionais e estimular materiais alternativos para o novo design. Os principais eixos de discussões enfa- tizaram a coexistência da inovação e da tradição como pilares desse festival urbano de design. Reflexões sobre o uso de materiais de baixo impacto ambiental e estímulos à circularidade através de produtos biodegradáveis e recicláveis, além das inovações tecnoló- gicas integradas ao design, com baixo consumo de energia, proporcionarão insights e reflexões. Através do design afetivo, o DW reforçou a valorização das culturas locais e seu impacto no desenvolvimento de produtos, desta- ANDREAKRAUSE Designer e especialista emcompor- tamentode consumo, formada em Desenho Industrial pela FAAP, com Mestradopela FAUUSP. Commais de duas décadas de experiência no desenvolvimentodemateriais para o setormoveleiro e de construção civil. Atua como consultora demarketing, ministra cursos e palestras sobre Tendências. Estudamacrotendências domorar e formaçãode gosto, especialista do tema “Cor”.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=