Fornecedores 346

30 FORNECEDORES SOB MEDIDA 346 EXPORTAÇÕES Dessa forma, Paludeto enaltece que as conexões pessoais desempenhamum papel essencial nesse processo. Visitas periódicas a clientes e pontos de venda, alémde treinamentos e capacitações, são iniciativas que contribuempara a fideli- zação e a consolidação da empresa, de acordo comele. Alémdisso, para atender às demandas domercado global de forma ágil e eficiente, a empresa investe em umcatálogo estratégico que contempla tanto o público interno quanto o externo, mantendo estoques para pronta entrega. Produtos específicos e adaptações para atender nichos demercado comprecisão também são realizadas. Outro fator determinante para o sucesso das exportações da Móveis Albatroz é a escolha de parceiros locais confiáveis. “Contar com uma logística eficiente, despachantes experientes e prestadores de serviço qualificados faz toda a diferença para garantir que cada etapa do processo ocorra sem contra- tempos, assegurando que os produtos da Móveis Albatroz cheguem com exce- lência a cada destino”, declara o CEO. COMPETIÇÃOE ESTRATÉGIA Para se destacar diante da concorrência internacional, especialmente em rela- ção aos produtos chineses, a Móveis Albatroz aposta em diferenciais que vão além do preço. “O foco está na valorização do design, na personaliza- ção dos produtos, no atendimento de qualidade e na construção de relações próximas e duradouras com os clientes. Esse conjunto de fatores garante que a empresa continue expandindo sua presença no exterior com solidez e cre- dibilidade”, assinala o CEO da marca. A gerente de exportação da Multimó- veis, aponta que para enfrentar essa concorrência a estratégia é oferecer um produto diferenciado, com design e qualidade alinhados ao perfil do mercado em que atuamos. “Além dis- so, destacamo-nos pelo atendimento personalizado e pela agilidade nas en- tregas, o que nos permite agregar valor ao produto e conquistar a confiança dos nossos clientes”, declara. Para serem fortes no mercado externo, Leandra salienta que as indústrias precisam profissionalizar ainda mais seu setor de exportação, investir em qualificação e capacitação de seus times, além de dar o suporte necessário para prospectar mercados que ainda não são atuantes e conquistar clientes. “A exportação deve ser encarada como uma estratégia permanente, não apenas como uma solução temporária para crises no mercado interno. Ela é um braço essencial para manter o negócio saudável, permitindo ajustes ágeis na produção e favorecendo a busca do crescimento sustentável da empresa a longo prazo”, frisa. Opinião corroborada por Paludeto: “Para que a exportação seja uma alternativa sustentável e não apenas uma solução momentânea em tempos de baixo consumo interno, as indús- trias precisam encará-la como uma estratégia de longo prazo. Exportar não deve ser apenas uma resposta à alta do dólar, mas sim um processo contínuo de construção de empresa e relaciona- mento com mercados internacionais”. O cenário econômico, tanto nacional quanto global, está em constante osci- lação e fatores como inflação, câmbio, crises políticas e variações na demanda impactam diretamente o consumo. “Por isso, é essencial que as empresas este- jam preparadas, com estratégias bem definidas, para garantir a estabilidade da produção e manter a competitividade mesmo em períodos de retração no mercado interno. Investir na diversifica- ção de mercados, fortalecer parcerias internacionais e ter um planejamento sólido para exportação são ações funda- mentais para manter a indústria ativa e resiliente diante das oscilações econômi- cas”, define o CEO da Albatroz. Multimóveis Mobiliário exportado pela Multimóveis CIFF O mercado asiático, especialmente o chinês, é altamente competitivo no setor de móveis

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