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29 ABRIL 2025 da estratégia de exportação, que se fortalece cada vez mais como um pilar essencial para o faturamento da com- panhia”, frisa Paludeto. A presença da Móveis Albatroz no mercado interna- cional tem se consolidado ao longo dos anos, com exportações para diferentes regiões do mundo. Atualmente, os cinco principais países importadores do mobiliário da empresa são Peru, Chile, Paraguai, Uruguai e África do Sul. As exportações representam de 10 a 15% do faturamento total da empresa. A Multimóveis é uma empresa que tem forte cultura exportadora, algo que está presente desde os primeiros anos de sua fundação. Para isso, investiu na criação de um departamento espe- cializado em comércio exterior e na contratação de profissionais altamente capacitados, com o objetivo de fomen- tar o crescimento e a expansão em novos mercados. “Nosso compromisso com os detalhes e o suporte contínuo aos parceiros de negócios, aliado à disponibilidade de ferramentas específicas para atender às demandas de diferentes países, faz parte da nossa filosofia de trabalho e excelência”, declara Leandra Piccin, gerente de exportação da Multimóveis, de Bento Gonçalves (RS). A companhia está presente em todos os continentes do mundo, fruto de um tra- balho contínuo das equipes envolvidas, com forte apoio da diretoria. “Nosso crescimento constante é resultado de uma estratégia que valoriza os parceiros de longa data”, ressalta Leandra. Os pa- íses commaior volume de exportações estão mais próximos, como Uruguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Panamá e México e a empresa está expandindo sua presença para novos mercados em todo o mundo. “Valorizamos a diversificação dos mer- cados para reduzir a dependência de um único país e garantir uma base de clientes sólida. Estamos presentes em 50 países e, mesmo com os maiores volumes de vendas em alguns merca- dos, nenhum país representa mais de 8% do total das nossas exportações, o que demonstra nossa estratégia de pulverização e equilíbrio”, pontua a gerente de exportação da marca. DESAFIOS NO COMÉRCIO EXTERIOR Os principais desafios enfrentados pela Multimóveis são de natureza externa, ou seja, fatores sobre os quais a empresa não tem controle direto. No entanto, Leandra aponta que a empresa trabalha continuamente no desenvolvimento de estratégias para mitigar esses desafios e transformá-los em oportunidades de negócios. “Entre os desafios, destacam-se a vola- tilidade da taxa de câmbio (Dólar/Real), o aumento no custo do frete e o tempo de trânsito das cargas marítimas, a inefi- ciência dos portos brasileiros, o aumento constante no preço das matérias-primas e a concorrência com outros países produtores de móveis”, enumera. Para superar os obstáculos no mercado internacional, a empresa conta com um atendimento altamente persona- lizado a cada parceiro de negócios. Assim, busca maximizar os pontos positivos da operação e ajustar a oferta de produtos às necessidades específi- cas de cada cliente. Isso permite que os parceiros tenham sucesso e fortalece a relação comercial, criando soluções que atendem aos desafios do mercado de forma eficiente. Segundo Paludeto, da Albatroz, atuar no mercado internacional exige mais do que apenas qualidade e inovação – é preciso entender as nuances culturais de cada região. “O que funciona bem no mercado local pode não ter o mesmo apelo em outros países, tornando essencial a adaptação de produtos e estratégias”, considera. Outro ponto-chave é a comunicação, e o CEO observa que falar o idioma do cliente de forma clara e eficaz fortalece o relacionamento e cria conexões mais autênticas, tornando a experiência de compra mais fluida e natural. Outro desafio é a concorrência global, que impõe desafios constantes. “Com um mercado cada vez mais saturado, a diferenciação se torna indispensá- vel”, diz Paludeto. Para se destacar, a empresa aposta no design como um grande diferencial e está sempre em busca de novidades para surpreender seus clientes ao redor do mundo. “Na Móveis Albatroz, os desafios do mer- cado internacional são superados com a construção de parcerias sólidas e relacionamentos de longo prazo, fun- damentais para fortalecer a presença da empresa além do Brasil”, diz. Multimóveis Leandra Piccin, gerente de exportação da Multimóveis Albatroz “Expandir fronteiras e consolidar no exterior exige planejamento, estratégia e paciência”, declara o CEO da Albatroz, Eduardo Paludeto

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