Fornecedores 346

28 FORNECEDORES SOB MEDIDA 346 Desse modo, o superávit comercial que já foi superior a US$ 600 milhões em 2022, diminuiu para US$ 464,92 milhões em 2024. Por outro lado, com quedas consecutivas em novembro (-13%) e em dezembro (-13,8%), a participação dos importados no consumo doméstico estabilizou-se em 4,6% ao final do ano. Isto indica que, embora haja pressão de concorrentes internacionais, a indústria brasileira tem atendido ao mercado interno (com o consumo aparente no país crescendo 11,4% entre janeiro e novembro de 2024 frente a igual período em 2023). Em janeiro de 2025, as exporta- ções brasileiras de móveis prontos e colchões somaram US$ 45,2 milhões, queda de 7,6% em relação ao mesmo mês de 2024. Já no mês seguinte, al- cançaram US$ 59,4 milhões, registran- do alta de 5,7% em relação ao mesmo mês de 2024. Desse modo, de janeiro para fevereiro houve alta de 31,4%. Já as importações em janeiro deste ano atingiram US$ 27,9 milhões (alta de 7,3% em relação a janeiro de 2024), enquanto foram de US$ 26,4 milhões (alta de 6,9% em relação a fevereiro de 2024), queda de 5,38%. EXPORTAÇÕES DAS INDÚSTRIAS O crescimento das exportações de mó- veis da indústria moveleira brasileira se deve às empresas que investiram e têm atuação sólida e perene no mercado externo, com uma gama de produtos que atende aos desejos internacionais, design como diferencial competitivo e busca pela qualidade, não só do pro- duto, mas também atendimento com inteligência comercial. É o que ocorre, por exemplo, na Móveis Albatroz, de Arapongas (PR). Para garantir uma presença sólida no mercado externo, a empresa investiu em um alinhamento estratégico de seu mix de produtos, no design e excelência também no atendimento, na embalagem e nos materiais gráficos desenvolvidos para oferecer suporte completo ao cliente. Além de criar produtos que atendem às expectativas do mercado internacional, a empresa também valoriza um atendimento humanizado, proporcionando uma experiência diferenciada. “Internamente, contamos com uma equipe dedicada ao controle de qualidade, assegurando que cada item chegue ao consumidor final com o mais alto padrão. Essa combinação de design inovador, qualidade rigorosa e um serviço de excelência tem sido fun- damental para fortalecer sua atuação global”, declara Eduardo Paludeto, CEO da Albatroz. Em 2024, a Móveis Albatroz alcançou um expressivo resul- tado na exportação, com crescimento em relação a 2023, consolidando a empresa como uma forte competidora no mercado externo. Esse avanço reflete o investimento con- tínuo da empresa na ampliação de sua presença global, com foco na diferen- ciação de design, qualidade e atendi- mento personalizado. “O crescimento nos últimos anos demonstra a solidez EXPORTAÇÕES Albatroz Até 15% do faturamento da Albatroz vem da exportação, número que reflete o crescimento da empresa no cenário global e a aceitação dos produtos em mercados estratégicos

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