Fornecedores 334

25 JANEIRO/FEVEREIRO 2024 trimestral também foi de 0,1% em no- vembro. Frente a novembro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 2,2%, sexta variação positiva consecutiva. O acumulado do ano chegou a 1,7% e o acumulado nos últimos 12 meses, a 1,5%. “O comércio tem uma trajetória de crescimento em 2023, mas sem avan- ços significativos mês a mês. O setor apresentou uma volatilidade muito bai- xa com resultados muito próximos de zero. À exceção de janeiro, o restante do ano ou houve estabilidade ou taxas muito baixas”, analisa o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. Das oito atividades pesquisadas, seis tiveram resultados positivos em no- vembro. Os principais impactos sobre o índice geral vieram de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,6%), Móveis e eletro- domésticos (4,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (3,0%). Para o gerente da pesquisa, um dos fatores que explicam o resultado é a Black Friday, que acontece no fim de novembro, e, em 2023, ajudou a garantir a estabilidade das vendas. Ele explica que quatro atividades são influenciadas pela Black Friday: Te- cidos, Vestuário e Calçados; Móveis e Eletrodomésticos; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; e Outros artigos de uso pessoal e domésticos. VAREJODE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS EM 2023 Fonte: IBGE Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Mês anterior 1,2% -1,7% 0,3% -0,5% -0,7% 0,8% -0,9% -2% 2,1% 0,1% 4,5% Mesmomês de 2022 3,4% -1,9% 2% -2,4% 0,3% 2,6% 3,4% -1,2% 2% -0,4% 5,2%

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=