Fornecedores 327

41 MAIO 2023 Em 2003, tendo um crescimento forte, a empresa estava consolidando sua atua- ção no mercado e contratou a Fundação DomCabral para auxiliar em um cresci- mento mais sólido. Desse modo, passou a ter um Planejamento Estratégico, com estudos de mercado, das ameaças e oportunidades. Com o Programa PAEX - Parceiros para a Excelência, também conseguiu manter um crescimento mais sustentado. Em 30 anos de história, a Farben tem três sedes no Brasil e uma na Argentina, além de outra na Colômbia estar em fase final de construção. Em cada filial e empresa temmini fábricas que atendem a necessidade de pequenos lotes de produtos. Além da matriz em Içara, em Arapongas (PR) há uma produção para atender a indústria moveleira da região, mais voltada para a linha ultravioleta, algo em torno de 150 mil litros por mês. A sede de Caxias do Sul (RS) está voltada para o setor mecânico que produz cerca de 50 mil litros/mês. Internacionalmente, tanto na Argentina quanto na Colômbia, a Farben atua com operador logístico, que administra o estoque para atender de forma ágil os clientes destes países. “Desde 2020, registramos um crescimento forte nas exportações como um todo e a nossa meta é que haja um crescimento ainda maior a partir de agora, com a abertura da nova filial”, diz Edmilson. Em fase de estruturação final, a previsão é que a partir de junho a filial estará pronta para atender às demandas e necessidades dos clientes. “A Colômbia assim como o Brasil e a Argentina, estão entre os maiores países da América do Sul e possuem grande potencial de consumo dos nossos produtos”, justifica o CEO. OBJETIVOS Para alcançar as diferentes metas, a Far- ben realizou dois grandes investimentos. O primeiro está relacionado à segurança da empresa, um trabalho forte em prevenção, principalmente na fábrica de resina, que tornou a empresa muito mais segura diante de qualquer possível risco. O segundo está voltado para as melho- rias de processos com foco emmaior competitividade e produtividade. Para isso, foram adquiridos equipamentos para melhorar a produção nas três linhas de foco: moveleira, repintura automobi- lística e industrial metal mecânica. De acordo com Edmilson, a Farben trabalha muito para criar tendências. Para isso, tem uma parceria com o Centro de Estudos de Cor para a América Latina (Cecal), que todos os anos apresenta quais são as grandes tendências do mer- cado e quais cores diferentes a marca de tintas pode levar para os clientes. Além das informações técnicas, a Farben passa a ter acesso também às inspirações que são importantes para trabalhar forte no sentido de agregar valor aos produtos. “A busca constante pela qualidade e o fato de estarmos sempre lançando produtos inovadores para os nossos clientes, tanto na inovação em si quanto no rendimento e aplicação, também são diferenciais da Farben. Possuímos uma equipe de laboratório que está sempre atenta às novidades, participa de feiras aqui e no exterior onde busca matérias- -primas, tecnologias e o que existe de melhor para oferecermos aos nossos clientes”, diz o CEO. Além disso, ele cita que a empresa também oferece cursos para que públicos diversos como pinto- res, arquitetos, decoradores e designers saibam aplicar os produtos da melhor forma – são cerca de 1,5 mil profissionais treinados por ano. O último lançamento da Farben para o setor moveleiro são as linhas High Decor e High Design, do qual a empresa tem grandes expectativas. “São as melhores possíveis, estamos muito otimistas com essas linhas e temos certeza de que haverá boa aceitação como já aconte- ceu com as linhas anteriores. Será uma experiência muito boa para o mercado. As linhas High Decor e High Design são exclusivas e completas e vieram para completar a linha de produtos para a indústria moveleira”, destaca. PERSPECTIVAS Edmilson Zanatta enxerga que o setor moveleiro brasileiro tem crescido bas- tante, com exigência e qualidade cada vez maiores. “Os móveis brasileiros possuem muita qualidade, temos um posicionamento bem positivo em rela- ção ao mundo e não deixamos nada a desejar, é um produto que podemos ter orgulho”, afirma. Para acompa- nhar essa necessidade e demanda, ele pontua que a marca está sempre atenta ao mercado, participando de feiras e oferecendo workshops com algumas indústrias moveleiras para ouvir a necessidade desses públicos e do mercado e, assim, desenvolver as melhores soluções. Para 2023, e até 2025, considerando o cenário econômico e de demanda por móveis, ele aponta estar bastante otimista quanto ao crescimento da Farben. “Temos um desafio lançado no Planejamento Estratégico (2020/2025) que é dobrar o faturamento até 2025 e estamos no caminho certo, atingindo as metas e seguindo bem. O mercado sofre oscilações, mas percebemos que no geral há um crescimento e perma- necemos otimistas”, finaliza. Farben “Temos um desafio lançado no Planejamento Estratégico que é dobrar o faturamento até 2025 e estamos no caminho certo” Edmilson Zanatta CEO da Farben

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=