Fornecedores 305

18 FORNECEDORES SOB MEDIDA 305 PRODUTO PAINEL DOS PADRÕES Os novos padrões e apostas deMDF/MDP para 2021 e suas proteçõesmicrobianas e virais Por Thiago Rodrigo E m 2017, na edição 283 da Móbile Fornecedores, relatamos em uma série de reportagens sobre o novo morar como a sociedade tem passado por muitas transformações, além de outras tendências. Com as mudanças em diversas áreas da vida, o olhar para casa estava sendo e seria ainda mais, di- ferente, especial. O lar teria muito mais a personalidade das pessoas, sendo local de refúgio, experiências e histórias, mesmo nos ambientes compactos. No último ano, vimos tudo isso aconte- cendo de forma abrupta por ummotivo nada agradável. As pessoas tiveram que se adaptar para viver e trabalhar ao mesmo tempo em ummesmo espaço que era basicamente usado para jantar e dormir. “Espaços puramente decorati- vos como halls de entrada se tornaram importantes por ser a transição entre casa e espaço exterior”, exemplifica Lourdes Manzanares, diretora comercial e de marketing da Interprint do Brasil. Em 2019, durante a Interzum, a fornecedora de papéis decorativos e desenvolvedora de décors para o revesti- mento de móveis abordou o conceito “Eu moro onde trabalho e trabalho onde moro” como tendência para um futuro próximo e de como os limites entre espaços estavam ficando cada vez mais tênues. O que ninguém imaginava é que a maioria dessas transformações fosse acontecer de maneira tão súbita e permanente já em 2020. “Tudo se transformou em dias: foi decretado isolamento social e as pessoas tiverem que começar a trabalhar em casa. Isto teve um primeiro e forte impacto na ressignificação e reorganiza- ção das casas. Nosso setor moveleiro foi privilegiado por essa grande mudança e todos tivemos que trazer rapidamente novas ideias e soluções para o mercado. Isto confirma que o que não acontece em décadas pode acontecer em um dia”, avalia Lourdes. Essa nova visão sobre a casa com mais funções criou uma oportunidade única para a cadeia moveleira. Com as pessoas não podendo viajar e gastar em saídas a restaurantes, bares e outros, acabaram investindo emmóveis e objetos de decoração para deixar suas casas mais confortáveis. Desse modo, a diretora da Interprint enxerga que cores mais cálidas foram usadas para dar mais aconchego e as sacadas passaram a ter protagonismo fundamental nas casas como uma forma de trazer a natureza para perto. Agora, o mercado se volta para avaliar esse cenário e oferecer produtos ainda mais condizentes com ele. Lourdes assinala que serão muitas as opções emmobiliário para home office, como os cloffices (mistura de armário e mesa de trabalho), móveis multifunção, décors com desenhos e cores suaves e madeiras que mexem com a memória afetiva e remetem a casa de nossos avós, época em que nos sentíamos seguros e despreocupados. Móveis inteligentes e tecnológicos, espaços com dimensões reduzidas para trabalhar e morar também fazem parte. Desse modo, as fabricantes de painéis de madeira se preocuparam em fazer lançamentos em padrões ou destacar apostas em décors que retratem as atuais circunstâncias e sirvam os desejos de decoração da casa. Divulgação Segundo Lourdes, quem não tem varanda, procurou alternativas como hortas verticais e vasos de plantas para ter mais contato com a natureza dentro de casa

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=