Via Varejo quer atrair mulheres para liderarem lojas

Líderes femininas são foco para o setor de operações das lojas das Casas Bahia e do Ponto Frio

Publicado em 2 de julho de 2014 | 11:53 |Por: Marina Werneck de Capistrano

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Shutterstock

Segundo a Via Varejo, apenas 20% de mulheres estão à frente das lojas

Segundo a Via Varejo, apenas 20% de mulheres estão à frente das lojas

A Via Varejo, administradora das marcas Casas Bahia e Pontofrio, pretende atrair as mulheres para posições de liderança no varejo, especialmente no setor de Operações. Isto significa aumentar a participação feminina no time de gerência de lojas, o core business [parte central] da companhia.

O primeiro passo foi o lançamento de um programa de contratação exclusivo para mulheres em São Paulo e Minas Gerais, em 29 de junho. Nesta etapa, serão 20 vagas para o cargo de Gerente de Lojas, incluindo unidades de Casas Bahia e Pontofrio nos dois Estados.

“O projeto faz parte da política de valorização da mulher de nossa empresa. Queremos aumentar a participação das profissionais em posições de liderança e evoluir nas ações que já realizamos internamente”, afirma o vice-presidente de Desenvolvimento de Gente da Via Varejo, Paulo Naliato.

Atualmente a proporção entre homens e mulheres na liderança está desequilibrada, especialmente se for considerada a área de Operações. “Contamos hoje com 80% de homens e 20% de mulheres à frente das lojas, enquanto nas áreas administrativas, a participação feminina cresce para 38%”, informa Naliato.

Leia mais:
Móbile Lojista 308 já está em circulação
Movimentação no varejo: os destaques do segmento
GPA e Via Varejo estudam criação de novo e-commerce

Para as que já são colaboradoras da companhia, o projeto deve funcionar como um estímulo para que participem dos programas internos de formação de gerentes. Uma das iniciativas é o “Líderes do Futuro”, que já vai para sua 4º edição e formou 267 gerentes. Deste total, 24% é composto por mulheres.

“Nossa meta é promover maior equilíbrio de gênero no nosso quadro de colaboradores. No varejo, o bom relacionamento interpessoal e a capacidade de conduzir atividades multifuncionais são características fundamentais. Ao promover uma maior participação de mulheres nos nossos quadros temos um desenvolvimento dessas competências em todo o time o que é de grande valor para nossos clientes e para Companhia”, explica a diretora de Desenvolvimento de Gente da Via Varejo, Cristiane Lacerda. “As características femininas são muito pertinentes à rotina do Varejo”, complementa.

Para se inscrever, as candidatas devem ter formação superior completa, conhecimento em vendas e gestão de equipe e domínio do pacote Office. O cadastro deve ser feito pelo site  para trabalhar em unidades de SP e MG.

(com informações da Via Varejo)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile