Via Varejo começa a se preparar tecnologicamente para a Black Friday

Com 1,5 mil pessoas trabalhando na área tecnológica, a empresa trabalha para garantir a excelente experiência de compras dos clientes nos sites da Casas Bahia, Pontofrio e Extra

Publicado em 17 de agosto de 2017 | 11:59 |Por: Ricardo Heidegger

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A Via Varejo, núcleo que administra as marcas Casas Bahia, Pontofrio e o e-commerce Extra, já toma medidas no âmbito tecnológico para estar preparada para a Black Friday, que será realizada na última semana de novembro. Em março deste ano, a empresa de varejo de móveis realizou o planejamento sobre os investimentos e as ações a serem efetuadas, e desde junho, as áreas de TI (Tecnologia da Informação) da companhia se reúnem periodicamente para analisar os próximos passos.

O objetivo, além disso, é a execução dos testes de carga que simula uma quantidade de compras por minuto até sete vezes acima do observado em dias comuns no e-commerce. O intuito na realização dessas etapas, é de permitir a correção de falhas de sistema, que possam comprometer o desempenho dos sites durante a data comercial.

Divulgação Literal Link

Via Varejo, Black Friday e varejo de móveis

Nas últimas edições, a Via Varejo confirmou que os indicadores de quantidade e volume de acessos nas lojas online da Casas Bahia foram atendidas em apenas dois dias

Para este ano, a Via Varejo aumentou sua infraestrutura tecnológica em 30%, sendo agora composta por servidores de alta densidade, armazenamento de dados de última geração e conectividade de larga escala. Além disso, será a primeira vez no Brasil que uma companhia de varejo de móveis utilizará o “multicloud” para armazenamento de informações.

A ferramenta consiste na integração de plataformas distintas, que irão permitir aumentar ou encolher o tamanho da infraestrutura, sem a necessidade de novos equipamentos. A flexibilidade da operação em nuvem, se adaptando conforme a demanda, sendo ela acima ou abaixo do esperado, é a possibilidade que a empresa de varejo de móveis busca atender.

“A Via Varejo é uma das referências em Black Friday e buscamos aprimorar a cada ano nossa operação para que a jornada de compra dos clientes seja cada vez mais descomplicada, rápida e no tempo de resposta desejado. Isso implica em manter os sites em perfeito estado de funcionamento através de uma rotina rigorosa de testes e dedicação de todo o time”, comenta o diretor de e-commerce da Via Varejo, Flávio Dias.

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Nesta etapa inicial, os testes de carga acontecem quinzenalmente, e são feitos durante a madrugada para não prejudicar a performance dos sites. A partir de setembro, os testes passarão a ser semanais até se tornarem diários e mais frequentes, poucas semanas antes da Black Friday.

Divulgação Literal Link

Via Varejo, Black Friday e varejo de móveis

Além da Casas Bahia, a Via Varejo confirmou os mesmos números de acessos nas lojas online da Pontofrio em época de Black Friday

Para atingir o resultado esperado, a Via Varejo promove o trabalho em sinergia de diferentes áreas e pessoas. Além das equipes internas, a empresa de varejo de móveis também irá contar com a participação dos principais parceiros tecnológicos in loco, além de promover contratações pontuais para a data.

Somando todo o quadro de colaboradores e prestadores de serviço, são 1,5 mil pessoas envolvidas na realização do evento só no setor de tecnologia. Eles atuarão diretamente em 48 horas durante o evento, realizando também um rodízio de turnos.

A importância dessa preparação com meses de antecedência, é refletida na grandeza do evento no Brasil. Nas últimas edições da Black Friday, a Via Varejo confirmou que os indicadores de quantidade e volume de acessos às lojas online da Casas Bahia, do Pontofrio e do Extra suprimiram o fluxo de um mês inteiro. A meta da empresa de varejo de móveis se refletiu nas vendas e visitas de clientes, que foi atendida em apenas dois dias, sendo que as primeiras horas da promoção são as de maior movimento de pedidos.

(com informações de assessoria)


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