Vendas de bens duráveis têm retração de 10% no 1º trimestre de 2016

Publicado em 8 de julho de 2016 | 9:00 |Por: Cleide de Paula

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

 

O mercado brasileiro de bens duráveis faturou R$ 23,9 bilhões no primeiro trimestre de 2016, apresentando retração da ordem de 10% na comparação com o mesmo período de 2015. As informações são do relatório TEMAX da GfK, que monitora vendas reais ao consumidor final de sete segmentos de bens duráveis: telefonia e telecom, linha marrom, linha branca, eletroportáteis, informática, impressoras e periféricos, e foto.

Todos os segmentos observados no TEMAX® Brasil apresentaram retração durante o primeiro trimestre de 2016 na comparação com o mesmo período de 2015. Nas categorias foto, linha branca, informática, e impressoras e periféricos, o percentual das quedas no período chegou aos dois dígitos.

Linha marrom

O segmento que inclui TVs e aparelhos de som registrou vendas 8,4%, inferiores às observadas no mesmo período do ano passado.

Para as TVs, categoria mais relevante do segmento, a queda foi de 5,4%. Mesmo com esse cenário, os modelos dotados de tecnologia smart, as chamadas Smart TVs, apresentaram crescimento em volume de vendas e responderam por 60% do faturamento da categoria.

As TVs Ultra HD (UHD) tiveram vendas 118% maiores que as registradas no primeiro trimestre de 2015, e conquistaram market share, chegando a representar 13% do mercado brasileiro de TVs.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: Audio Home Systems, Filmadora, GPS,TV de tubo, MP3/MP4 Player, DVD-Players/Rec, Caixa de Som, TV de tela fina, Som Automotivo, Memory Cards, DVD Automotivo e Pen Drive.

Foto

No primeiro trimestre de 2016, o segmento apresentou queda de 52,9% em faturamento, na comparação com o primeiro trimestre de 2015. A categoria câmeras digitais foi a que mais apresentou retração.

Dados baseados na categoria de Câmeras Digitais.

Linha branca

A retração no segmento de linha branca foi de 12% em relação ao primeiro trimestre de 2015.

Refrigeradores, categoria mais relevante do segmento, apresentou queda de 16,7%.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: Fogão, Máquina de Lavar Louça, Freezer, Microondas, Refrigerador e Máquina de Lavar Roupa.

Eletroportáteis

Os aparelhos eletroportáteis registraram retração de 9% no primeiro trimestre de 2016 quando comparado ao mesmo período do ano anterior. As categorias que tiveram maior impacto nos resultados foram os ventiladores (-10,5%), as fritadeiras elétricas (-20,3%) e climatizadores de ar (-38%). Entretanto, categorias relevantes, como preparadores de alimentos e ferros de passar, permaneceram estáveis.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: máquina de café, ferro de passar, barbeador, depilador, cortador de cabelo, aspirador de pó, churrasqueira elétrica, fritadeira elétrica, escova dental elétrica, ventilador elétrico, preparador de alimento, pranchas, secadores, máquina de suco, balança pessoal, torradeira, sanduicheira, filtro de água, forno elétrico e umidificador.

Tecnologia da informação

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o setor de tecnologia da informação apresentou retração de 25,6%. Os notebooks (-23,9%) obtiveram desempenho melhor que os desktops (-39,3%). Segundo especialistas da GfK, as duas categorias sofreram impacto da inflação e do câmbio, fatores que devem continuar interferindo nas vendas do segmento nos próximos meses.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: Monitor, Computador de Mesa e Computador Portátil.

Telecom

O segmento que inclui aparelhos de telefonia fixa e celular registrou queda 5,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2015. A queda mais drástica do período foi observada nas vendas de modelos com preços inferiores a R$ 450,00 (-75%).

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: Smartphone, Celular e Telefone Fixo.

Impressoras e periféricos

O segmento terminou o primeiro trimestre de 2016 com 10% de queda no faturamento na comparação mesmo período do ano passado.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: Multifuncional, Impressora, Teclado, Mouse, Passador de slides e afins.

Acesse os relatórios GfK TEMAX® de 41 países, incluindo gráfico e infográficos: http://temax.gfk.com/reports/

Escopo da pesquisa

GfK TEMAX® é um relatório desenvolvido pela GfK para medir o mercado de bens duráveis. Os resultados da pesquisa são baseados na amostra de varejistas do painel de varejo que conta com mais de 390.000 lojas em todo o mundo. Desde fevereiro de 2009, a GfK tem compilado os dados de GfK Temax® em nível internacional em mais de 30 países. É o primeiro relatório que inclui todos os mercados de bens duráveis em diversos continentes. Todos os relatórios e informativos estão disponíveis no site www.gfktemax.com.

Fonte: GfK TEMAX®


Os comentários estão desativados.

eMobile