Vencedores do Prêmio Design Sustentável recebem troféu

Vencedores do Prêmio Design Sustentável recebem troféu

Vencedores do Prêmio Design Sustentável da Femur 2018 falam sobre sustentabilidade na produção de móveis

Publicado em 27 de Fevereiro de 2018 | 23:30 |Por: Cleide de Paula

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Nesta terça, 27/02, foi realizada em Ubá (MG), durante a realização da Feira de Móveis de Minas Gerais (Femur 2018), a entrega dos troféus aos vencedores da II edição do Prêmio Design Sustentável. Para receber o prêmio, estiveram presentes Michel Pires, da Modecor (1º lugar), Leandro Melo, da Cozinhas Itatiaia (2º lugar) e Franciele Aparecida Costa e Samuel Costa, representando a House Deccor (3º lugar).

Os jurados Vicente Paulo, secretário municipal de ambiente e mobilidade urbana de Ubá; Maria Noemi Marinho, instrutora no Curso de Design de Móveis no Senai Ubá; e Marcelo Dias de Oliveira, Consultor de Design na Empresa Imop e Projetista da Empresa Iberica Artefatos de Concreto; fizeram a entrega do troféu aos representantes das empresas.

Crédito: Servando Lopes

Jurados técnicos do Prêmio Design Sustentável

Sustentabilidade no Prêmio Design Sustentável

Diferente da maioria das fábricas do setor moveleiro, a House Deccor, segundo o diretor Samuel Costa, já não trabalha com madeira. “Acredito que em pouco tempo a madeira vai ser escassa até chegar a um ponto que não vai ter mais, como na China”, diz e acrescenta que “é muito mais rentável trabalhar com ferro – que tenho a matéria-prima dentro de Minas Gerais – do que comprar um produto importado, que é a resina e a fibra”.

Para o diretor, a medida ajudou não só o meio ambiente, mas também os colaboradores que trabalhavam com a fibra: “Era muito química, não era fácil encontrar pessoas que se comprometesse a trabalhar com aquele material”. Costa destacou o “impacto com saúde, meio ambiente e impacto financeiro na empresa. Tivemos economia de uma forma geral”, pontua.

Crédito: Servando Lopes

Vencedores da II edição do Prêmio Design Sustentável

Vencedores da II edição do Prêmio Design Sustentável

Femur 2018 supera já supera todas as edições realizadas

Já o coordenador de desenvolvimento de produtos da Cozinhas Itatiaia, Leandro Melo, defende o valor da sustentabilidade na empresa. “É extremamente importante no dia de hoje se preocupar com um processo produtivo que seja sustentável. Já deixou de ser só importante, como marketing, mas algo necessário”, apontou.

O diretor da Modecor, Michel Pires, grande vencedora do Prêmio, conta sobre o processo produtivo do Conjunto de Mesa e Cadeiras Calcário. “Tudo foi pensado para não gerar resíduo e também para aproveitar o resíduo que é gerado de outros materiais, de outros móveis, nosso, e de outros fábricas, das quais compro resto de espuma e de tecidos”.

Para Pires, o prêmio significa o reconhecimento pelo esforços sustentáveis da empresa, realizado já há alguns anos, citando o reflorestamento no entorno da área da empresa, com plantio de cinco mil árvores nativas e mil árvores frutíferas. “Acreditamos que uma empresa apenas para faturar e gerar lucro, não é suficiente. A empresa é criada pra isso sim, mas tem muito mais do que isso”, defende.

Os móveis vencedores estão expostos no hall de entrada da Femur 2018. As ações sustentáveis da Femur 2018 contam com a parceria da empresa Simbiose Ambiental. O evento é uma realização do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind) e acontece até 1º de março de 2018, das 14h às 21h, no Pavilhão de Exposições do Horto Florestal, em Ubá (MG). A participação é exclusiva para lojistas do setor moveleiro.

(com informações da assessoria)

Crédito: Servando Lopes

Vencedores da II edição do Prêmio Design Sustentável

Vencedores da II edição do Prêmio Design Sustentável


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile