Movimentação de clientes em alta entre abril e maio

Pesquisa feita com o varejo pela Boa Vista SCPC mostra movimentação em setores como Móveis e Eletrodomésticos

Publicado em 26 de junho de 2014 | 16:00 |Por: Julia Zillig Rodrigues

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Entre maio e abril deste ano, o movimento do comércio no Brasil registrou alta de 1,6%, segundo análise feita pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na variação em relação ao mês de maio de 2013, houve crescimento de 4,7%. O resultado acumulado dos últimos doze meses foi de 3,6%.

Shutterstock

loja de móveis

Categoria Móveis e Eletroeletrônicos registrou alta de 5,1%

Os índices obtidos em 2014 vão à contramão da desaceleração vivenciada atualmente pelo varejo no ano passado, motivada por aspectos macroeconômicos – queda da confiança do consumidor e preços em alta, por exemplo. Essa tendência de melhora deve continuar ao longo dos meses.

Leia mais:
Em fevereiro, demanda do consumidor por crédito recua
Crescimento planejado é a melhor solução
Inadimplência: índices do SPC e SCPC apresentam diferenças

Em relação ao movimento nos setores varejistas, alguns mercados se destacam, como é o caso de Móveis e Eletrodomésticos, que obteve alta de 5,1% na margem de dados dessazonalizados. No valor acumulado, a elevação foi de 5,8%.

A categoria Supermercados, Alimentos e Bebidas registrou elevação de 1,3% na série dessazonalizada, enquanto que nos dados sem ajuste sazonal acumulados a alta foi de 2,3%. O segmento de Combustíveis e Lubrificantes caiu 1,9% na variação mensal, seguido por Tecidos, Vestuários e Calçados, com queda de 0,9% mensal.

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Divulgação Boa Vista SCPC

Indicador do comércio - Boa Vista SCPC

Indicador do comércio – Boa Vista SCPC

(com informações da Boa Vista SCPC)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile