Tendências digitais para o varejo de móveis

Hoje, estar presente na web não é mais uma questão de diferencial, mas sim uma exigência à sobrevivência e crescimento de qualquer organização

Publicado em 21 de março de 2019 | 14:37 |Por: Thiago Rodrigo

O mercado está mudando e os hábitos de consumo dos compradores também. Em tempos nos quais a praticidade é tudo, o comércio eletrônico ganha cada vez mais espaço e está em constante crescimento. Segundo a Ebit, empresa de estudos sobre o mercado brasileiro de e-commerce, há, para 2019, uma expectativa de crescimento de 15% no comércio online. Colaborando com esse cenário, uma pesquisa da PwC mostra que sete em cada dez brasileiros compram regularmente pela internet. Hoje, estar presente na web não é mais uma questão de diferencial, mas sim uma exigência à sobrevivência e crescimento de qualquer organização.

No ramo moveleiro não é diferente. O número de pessoas que pesquisa e compara preços de móveis online é crescente. A facilidade para comparar ofertas e obter descontos, além da praticidade de receber o produto escolhido no conforto de casa, sem sair do sofá, faz com que essa seja, hoje, a primeira opção de compra para muitos.

Outro ponto observado por grande parte dos compradores é que muitas vezes o preço na web é mais baixo do que o preço do mesmo produto na loja física. Isso se explica pelo fato de que manter um espaço físico para a venda demanda custos de estoque, manutenção, comissões com vendas, entre outros. Mais um ponto para o e-commerce.
Com estas e tantas outras vantagens, várias empresas têm optado pela estratégia na rede como meio de divulgação de seus produtos e ofertas. Para isso, algumas táticas devem ser adotadas, como a criação de loja virtual.

Ao criar uma loja virtual, alguns pontos devem ser levados em consideração. O primeiro deles é a navegabilidade da página na internet. É imprescindível investir em um site responsivo, que garanta uma boa visualização em qualquer que seja o meio pelo qual o visitante esteja acessando-o. Fazendo isso, a empresa promove desde o primeiro contato uma melhor experiência ao cliente, ponto crucial para obter destaque em meio a um cenário tão competitivo.

Por falar em experiência do usuário, fornecer meios de contato para sanar dúvidas de forma rápida e objetiva mostra que a empresa se preocupa com a sua experiência antes mesmo de ele se tornar um cliente. Mas, quando se trata de compra à distância, de nada adiantam as estratégias anteriores se a loja não possuir boas fotos que exibam com qualidade e precisão os seus produtos. Ela é a sua vitrine, seu mostruário online, e deve ser organizada com o mesmo cuidado prestado ao ambiente físico.

Segurança de dados nas operações do varejo

O consumidor precisa saber exatamente o que está levando para casa. Assim, todos os detalhes de cor, acabamento, pés e tecido importam e devem ser mostrados e especificados por meio de uma descrição minuciosa, incluindo informações de peso e dimensões.

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são responsáveis não somente por garantir um bom posicionamento do e-commerce nas pesquisas online, como também facilitam que as suas imagens sejam encontradas pelos mecanismos de busca e facilitem a conversão de vendas no site.

Na atual conjuntura, além de estar atento às tendências de móveis, é preciso também analisar os novos hábitos de consumo dos seus clientes. Por meio do mercado digital, é possível lançar mão de ofertas exclusivas, incentivar os clientes a se cadastrarem para receber notícias em primeira mão – o que fortalece a reação B2C – e tirar o melhor proveito de datas especiais e/ou comemorativas.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas