Varejo multicanal: Sindmóveis promove palestra sobre tendências

Fábio Krieger abordou sobre tecnologias, pilares necessários para que empresa seja bem sucedida

Publicado em 15 de maio de 2017 | 16:45 |Por: Érica da Costa Diniz

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O gerente Estadual de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae-RS, Fábio Krieger Lopes Reis, fez uma palestra para os associados do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) sobre as tendências, conceitos e tecnologias do varejo na atualidade, usando como exemplo alguns cases americanos de sucesso. Ele apontou ainda, quatro pilares necessários para que uma empresa seja bem sucedida na era tecnológica atual sem realizar um investimento muito alto.

No Brasil, a experiência de consumo está cada vez mais mista. Por volta de 46% das compras em loja virtual iniciam na loja física, porém, quase 70% das compras físicas iniciam no ambiente virtual. Krieger destacou que antes de investir na presença omnichannel, o varejo (incluindo o moveleiro) deve estar onde seu consumidor valoriza e onde sabe fazer bem feito.

Crédito: Divulgação Sindmóveis

Sindmóveis - Fábio Krieger- varejo multicanal

Palestra no Sindmóveis com gerente Fábio Krieger

Para isso, é preciso conhecer a fundo o perfil do cliente e seu comportamento de compra. “O varejo físico vem se reinventando para fazer frente ao comércio virtual, onde o preço é indiscutivelmente menor. Muitas empresas têm conseguido experiências bem-sucedidas e todas elas integram experiências físicas e virtuais, mesmo dentro da loja”, menciona.

Krieger citou como exemplo dessa integração o caso da Amazon Go, um supermercado totalmente automático onde o cliente coloca o que quiser na sacola e vai embora.

Há bastante tecnologia envolvida nesse projeto, que a empresa batizou de “Just Walk Out”. O cliente só pode entrar após escanear um código nas catracas, que atrela a pessoa a uma conta da Amazon. Depois disso, os sensores no mercado conseguem rastrear exatamente quem está comprando, o que está comprando e até quando o cliente desiste da compra e coloca o item de volta.

Sindmóveis divulga Movelsul Brasil internacionalmente

Krieger elencou outros quatro pontos que podem ser bem mais acessíveis e contribuir para a redução de atrito ao consumidor durante sua experiência de compra.
 
Posicionamento
O consumidor gosta de apostar em marcas que contam histórias, como a bem-sucedida narrativa do Eataly em todo o mundo, que reúne uma infinidade de ingredientes e alimentos de origem italiana numa espécie de shopping onde se pode comer, comprar e aprender. O diferencial está em toda a paixão que a marca expressa por suas histórias, origens e pelas pessoas que os produzem.
 
Experiência
Muitas lojas mostraram durante a última edição da NRF, principal feira mundial do varejo, em Nova York, que estão adotando estruturas móveis dentro de suas lojas. Araras e mostruários portáteis, dando ao espaço um caráter mutante. A lógica é a seguinte: se um site pode ser diferente a cada minuto, por que uma loja física permanece estática por tantos anos? O consumidor quer vida e dinamismo.

Gestão
A forma como a tecnologia vem mudando a gestão dos negócios é um dos pontos abordados por Krieger. A instalação de câmeras, por exemplo, está indo muito além de controles de segurança. Com sistemas ultramodernos de monitoramento, algumas lojas conseguem rastrear o fluxo em seus espaços e até o reconhecimento facial para estimar a faixa etária e grau de contentamento de seus clientes.

Pessoas
Toda a tecnologia só tem utilidade se houver pessoas engajadas e adequadas. O ponto de gargalo das empresas geralmente está no atendimento e esse é o principal diferencial competitivo que não pode ser copiado, de acordo com o gestor do Sebrae-RS. Em empresas como a Whole Foods, uma rede americana de lojas de comida saudável, a alegria do time está no topo da cadeia de valor da empresa. “Antes do foco no cliente, o foco deve ser na equipe. São novas diretrizes e pesquisas comprovam que essas empresas se valorizam 10 vezes mais no mercado”, conclui Krieger.

A geração de conhecimento é um dos pilares de atuação do Sindmóveis Bento Gonçalves. O varejo é a ponte de contato do setor moveleiro com o consumidor final e a entidade entende que todos os movimentos e tendências do varejo devem ser considerados pela indústria e gerar resposta às demandas de consumo.

(com informações de assessoria)


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