Índice de satisfação em compras online é de 93%

O estudo realizado pelo SPC mostra que 12% dos entrevistados tiveram algum tipo de problema com compras online em 2014

Publicado em 18 de fevereiro de 2015 | 9:10 |Por: Maria Heloisa de Miranda, equipe de conteúdo

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varejo online

Pesquisa aponta que 93% dos participantes se mostraram satisfeitos com as compras online

O comércio virtual tem se firmado como forma segura para compras no consumo brasileiro. É o que aponta uma pesquisa nacional, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em 27 capitais brasileiras, envolvendo 678 entrevistados.

Segundo os dados obtidos, nove em cada 10 consumidores virtuais (93%) estão satisfeitos com as compras feitas pela internet. De acordo com o levantamento, o medo de ser enganado, ou seja, de pagar pelo produto e não receber é cada vez menor: apenas 6% dos entrevistados que evitam a compra de produtos específicos dizem não utilizar a plataforma online, por receio de não receber a mercadoria.

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Boleto bancário oferece possibilidade de descontos

Para 74% dos consumidores virtuais, a comodidade da compra pela internet é uma das principais vantagens dessa modalidade de consumo. Já metade deles cita o preço baixo entre os maiores benefícios. A economia de tempo foi citada por 33% dos entrevistados, e a facilidade para comparar produtos de marcas concorrentes por 27%.

Desvantagens da compra virtual

As desvantagens também foram mapeadas. Dos entrevistados, 68% citaram o fato de não ter acesso imediato ao produto. A mesma quantidade de entrevistados reclamou de não poder experimentar o produto oferecido. Outras respostas envolvem não poder ver, cheirar ou tocar o produto (37%) e o prazo de entrega demorado (27%).

Meios de pagamento

Shutterstock

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Participantes apontaram o cartão de crédito como forma preferida de pagamento

O cartão de crédito é forma de pagamento preferida nas compras virtuais, responsável por 78% das respostas. Percentual que sobe para 83% entre os mais escolarizados. Na sequencia, o boleto bancário com 54%, o PayPal (25%), o cartão de débito (17%) e a transferência bancária (7%).
A economista chefe do SPC Brasil explica por que o boleto bancário tem destaque importante entre os meios de pagamento. “Grande parte dos sites oferecem descontos no pagamento com boleto bancário. Além disso, ele pode ser uma boa alternativa para quem não possui um grande limite para compras com o cartão de crédito”, explica.

(com informações da assessoria de imprensa)


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