Redução de preços do e-commerce é destaque no Índice FIPE Buscapé

Redução de preços do e-commerce é destaque no Índice FIPE Buscapé

Maior redução de preços do e-commerce é na telefonia, -17,8%, outros grupos sugerem aumentos com a chegada de datas comemorativas

Publicado em 19 de setembro de 2017 | 17:16 |Por: Gabriela de Lara

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A redução de preços do e-commerce foi de 5,55% em agosto, em comparação com o mesmo período de 2016. A porcentagem representa a maior queda desde março de 2013, de acordo com a medição do Índice FIPE Buscapé. O índice FIPE Buscapé monitora dez grupos, dos quais apenas três apresentaram expansão de preços. São eles brinquedos e games, com alta de 7,79%, cosméticos e perfumaria com 1,13%, e eletrodomésticos com leve alta de 0,67% .

Outros sete grupos apresentaram redução de preços do e-commerce no mês de agosto. São eles: telefonia, com -17,85%; fotografia, com -6,05%; moda e acessórios, com -5,04%; eletrônicos com -3,63%; informática com -3,62%; casa e decoração, com -1,40%; esporte e lazer, com -0,89%.

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“Esses números refletem o ajuste na precificação realizada por grandes varejistas do setor nos últimos meses. Em julho, o Índice FIPE Buscapé já havia registrado alta de 5% nesta mesma categoria. A tendência, porém, é de uma desaceleração no índice nos próximos meses, por conseqüência do Dia das Crianças, a mais importante data para este segmento”, disse Sandoval Martins, CEO do Buscapé.

Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que propendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário.

Preços gerais
A inflação dos preços gerais, medida pelo IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 2,46% nos últimos 12 meses terminados em junho, a menor taxa desde fevereiro de 1999, o que mostra que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -7,8% em relação aos preços gerais da economia.

O Índice de Preços FIPE Buscapé acompanha os preços de produtos oferecidos no comércio eletrônico brasileiro desde 2011. São considerados cerca de 41 mil produtos únicos, que representam aproximadamente 80% das compras por meio deste canal. Já o Buscapé, que recebe mensalmente mais de 60 milhões de visitas, compara preços de mais de 25 milhões de produtos vendidos por 8,5 mil lojas.


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