Ranking Ibevar elenca as 120 maiores empresas do varejo brasileiro

Na lista dos dez maiores varejistas em faturamento estão Lojas Americanas (4º), Magazine Luiza (5º) e Máquina de Vendas (9º)

Publicado em 11 de agosto de 2016 | 9:58 |Por: Cleide de Paula

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) apresenta a sexta edição do “Ranking IBEVAR – 120 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”. Além da identificação das maiores empresas por faturamento, o estudo inclui o Ranking por Eficiência e o Ranking por Imagem.

Em 2015, as 120 empresas relacionadas faturaram, juntas, R$ 444.680.183.775,00. Tais organizações foram classificadas também segundo a forma de operação: 57% atuam em mais de um canal (lojas físicas, virtuais, etc); 43% em multiformato (diferentes formatos e tamanhos de lojas) e 43% em multibandeiras (redes distintas).

As dez maiores companhias do Varejo brasileiro, pela ordem, foram as seguintes:

ranking-por-faturamento

Comparando com 2014, o faturamento total das empresas apresentou um crescimento de 5,2%. Naquele ano, as dez maiores eram responsáveis por 50% do faturamento total das 120. Já em 2015, esse percentual é de 51%.

De acordo com o Ibevar, o varejo de bens representa R$ 1.945.765 milhões. Veículos, motos e peças e hiper e supermercados representam o maior peso nas vendas de varejo (63%). Móveis e eletrodomésticos representam 10%.

peso-segmentos-varejistas
Já o Ranking por Eficiência considera exclusivamente, e com base em um método matemático, fatores como a produção, o número de empregados e o número de lojas (dados disponíveis para todas as empresas). De acordo com o presidente do Ibevar, Prof. Claudio Felisoni de Angelo, pôde-se apurar as cinco empresas mais eficientes para cada segmento do varejo e duas menos eficientes:

No segmento Eletroeletrônicos e Móveis, destacaram-se como mais eficientes: Lojas Americanas – LASA / Fast Shop / Fujioka Eletro Imagem S.A (Dormer) / Tok&Stok / Lojas Koerich e menos eficientes: EletroZema / Máquina de Vendas

No segmento Material de Construção despontam no quesito eficiência: Leroy Merlin / Telhanorte – St. Gobain Brasil / Lojas Taqi / Grupo Cassol / Leo madeiras Máquinas e Ferragens Ltda e surgem como menos eficientes a Lojas Quero-Quero e Grupo Falabbella.

ranking-eficiencia-segmento-eletromoveis

ranking-eficiencia-segmento-materiais-construcao
O Ranking por Imagem, elaborado em parceria com a Epistemics, identifica as empresas de varejo mencionadas de forma mais positiva nas redes sociais. “Estas empresas foram listadas examinando, nada menos, do que cinco milhões de mensagens espalhadas pelas redes sociais em que foram citadas. A análise foi feita a partir de recursos extraídos de diversas áreas do conhecimento, como a Linguística (Natural Language Processing); Sociologia (estilos de vida); Economia (Segmentação); Tecnologia da Informação (Big Data e Data Mining) e Estatística (Análise Multivariada)”, explica Felisoni.

As mais bem posicionadas no segmento Eletroeletrônicos e Móveis foram Lojas Americanas / Lojas Cem / Ricardo Eletro / Fastshop / Insinuante e no segmento Material de construção – Telhanorte / C&C / Herval / Leroy Merlin.

Expectativas – Segundo o Ibevar, a previsão é de o varejo encerre 2016 com retração de 8% a 9% em relação a 2015. Isso baseado no aumento da taxa de juros que atualmente está em 95,36% a.a. e queda de 6,7% na renda real das famílias e a sobra no orçamento para novas compras que em 2014 era de 11%, encolheu para 5% em 2015. Claudio Felisoni de Angelo acredita que possa haver uma leve recuperação nos primeiros meses de 2017 mas que o próximo ano deva apresentar baixa variação nos resultados.

A sexta edição do “Ranking IBEVAR – 120 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro” conta com o patrocínio da Oracle, do Grupo Rái e do São Paulo Center, e apoio da Academia de Finanças, Academia de Varejo, Epistemics, Saint Paul Editora, PROVAR e da PWC.

(com informações da Assessoria de Imprensa)


Os comentários estão desativados.

eMobile