SBVC divulga ranking das 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro

SBVC divulga ranking das Maiores Empresas do Varejo Brasileiro

Entre as 10 maiores empresas do varejo brasileiro, duas são do setor de eletromóveis, a Via Varejo, detentora das Casas Bahia e Ponto Frio, e a Magazine Luiza

Publicado em 10 de agosto de 2017 | 15:04 |Por: Pedro Luiz de Almeida

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Lançado oficialmente hoje (10), a terceira edição do ranking das 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) com o apoio técnico das empresas BTR, Varese e do Centro de Estudo e Pesquisa do Varejo (CEPEV – USP), mostra um crescimento acima da média do varejo com um tudo, apesar da crise que se instaurou no período.

Na visão do presidente da SBVC e idealizador do ranking, Eduardo Terra, o setor varejista entendeu que era necessário otimizar recursos para lidar com um cenário fortemente recessivo, dessa maneira, as empresas mudaram processos e estruturas de negócios.

“Esse processo minucioso, de analisar cada ponto de venda e buscar continuamente a eficiência e a melhoria dos processos está criando empresas mais fortes e ainda mais resilientes. Um grande valor para o futuro”, afirma Terra. Em relação às vendas, 82% das empresas tiveram aumento nominal, contra 15,2% que apresentaram queda em 2016.

maiores empresas do varejo brasileiro

Eletromóveis
O “top 5” do varejo brasileiro responde por 28,06% do faturamento da amostra, índice ligeiramente superior aos 27,3% registrados na edição anterior do estudo. Entre as 10 maiores empresas do varejo brasileiro, duas são do setor de eletromóveis, a Via Varejo, detentora das Casas Bahia e Ponto Frio, e a Magazine Luiza, que passou por um forte processo de reestruturação, principalmente digital.

No setor de Eletromóveis, a edição 2017 do Ranking das 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro apresenta 34 empresas, que somam um faturamento bruto de R$ 71,08 bilhões, o equivalente a 12,64% das vendas totais das maiores empresas do varejo brasileiro. As dez maiores são: Via Varejo, Magazine Luiza, Máquina de Vendas, Lojas Cem, Gazin, Fast Shop, Ortobom, Lojas Colombo, Romera Móveis e Eletrozema.

“O varejo brasileiro não parou, apesar da forte crise que provocou queda de consumo e perda de confiança. Os dados tornam-se ainda mais representativos com a análise dos 50 maiores grupos empresariais, que representam 27% do varejo no Brasil, eles alcançaram crescimento de vendas de 9,5%, expansão de base de lojas de 7,8% e aumento de quadro de funcionários de 1,7%”, analisa o vice-presidente e conselheiro da SBVC, Alberto Serrentino.

Maiores empresas do varejo brasileiro

Cenário
Para compor a pesquisa, foram mapeadas empresas nacionais de todos os segmentos do varejo com faturamento acima de R$ 216 milhões/ano e outras 107 com faturamento anual acima de R$ 1 bilhão. A coleta de dados é feita com base em balanços divulgados, dados declaratórios, dados de entidades setoriais e estimativas.

Em 2016, a soma do quando as 300 maiores empresas do varejo brasileiro faturaram alcançou a cifra de R$ 562,136 bilhões. Esse resultado, representa 40% do total do varejo nacional de bens e consumo — exceto combustíveis e automóveis, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

– Confira a agenda de eventos do Espaço Móbile Lojista 

De acordo com o estudo, a SBVC concluiu que o varejo brasileiro é formado por empresas de médio porte: 191 das 300 empresas faturam entre R$ 216 milhões e R$ 1 bilhão. Das 300, 133 varejistas, embora com redes estruturadas, ainda estão presentes em apenas um Estado. 171 estão presentes em até três Estados e somente 85 em mais de 10, o que revela um mercado ainda regionalizado. “Vale ressaltar que as marcas mais capilarizadas atuam no modelo de franchising, que tem a expansão como DNA”, explica Terra.

maiores empresas do varejo brasileiro

E-commerce
O estudo deste ano mostra que há um elevado número de empresas que ainda não possuem operação de e-commerce. “Os consumidores estão se movimentando mais rápido do que o varejo. Quase 80% da população economicamente ativa já compra online no Brasil. O varejo ainda está engatinhando no processo da transformação digital”, afirma Alberto Serrentino.

– Participação dos móveis e eletrodomésticos no e-c0mmerce

Das 300 maiores, somente 119 (40%) vendem online. Mesmo nos segmentos de varejo não alimentar, que apresentam maior índice de presença digital, apenas 97 das 140 empresas (69%) praticam o comércio eletrônico. Por outro lado, o e-commerce mostra-se uma operação eficiente, liderando, ao lado das franquias, o ranking de vendas por funcionários, com 7 dos 10 primeiros colocados.

(com informações de assessoria)


Uma resposta para “SBVC divulga ranking das Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”

  1. SERAFIM disse:

    GOSTARIA SEMPRE DE RECEBER MAIS INFORMAÇÕES

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