Femur 2018: Prêmio Design Sustentável reconhece produtos comprometidos com o meio ambiente

Feira moveleira de Minas Gerais anuncia os três vencedores de prêmio de sustentabilidade

Publicado em 19 de fevereiro de 2018 | 10:42 |Por: Luis Antônio Hangai

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Sustentabilidade é um dos conceitos mais anunciados da indústria contemporânea e o setor moveleiro está cada vez mais integrado a esta tendência. Um exemplo da importância desta prática encontra-se na Feira de Móveis de Minas Gerais (Femur), que em 2018 realizou a segunda edição do Prêmio Design Sustentável, cujos critérios na escolha dos vencedores são inovação, viabilidade produtiva, sustentabilidade do produto e a criatividade no uso de materiais.

Neste ano, além do júri especializado, a população de Ubá (cidade em que tradicionalmente ocorre a feira moveleira) pôde participar do II Prêmio Design Sustentável e votar nos mobiliários que ficaram expostos entre o dia 29 de janeiro e 1º de fevereiro no Fórum Cultural da Prefeitura Municipal.

Entidade organizadora da Femur fala sobre as expectativas da feira em 2018

Os participantes que votaram nos projetos puderam também participar de um concurso cultural e concorrer a um iPad. O resultado foi anunciado no dia 5 de fevereiro, pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind), entidade organizadora da Femur. Os projetos vencedores foram o conjunto de mesa e cadeira calcário da Modecor (1º lugar), o armário smart da Cozinhas Itatiaia (2º lugar) e a poltrona Egg da House Deccor (3º lugar).

Divulgação Femur

Participantes do II Prêmio Design Sustentável

Relação de móveis que participaram do II Prêmio Design Sustentável, realizado pela Femur 2018

Características dos vencedores do II Prêmio Design Sustentável

O conjunto Calcário, composto por uma mesa de madeira e quatro cadeiras, da Modecor, é uma mixagem entre o rústico e o moderno. Ao estilo “demolição”, a mesa é estruturada em tubo de aço e tampo composto por ripas de madeira. As cadeiras são feitas em aço com assento e encosto em eucalipto. Suas características se adequam a uma sala de jantar, áreas de lazer ou áreas externas.

O armário Smart, da Cozinhas Itatiaia, apostam na praticidade e na simplicidade da montagem, que pode ser feita pelo próprio cliente. Trata-se de armários suspensos, que dispensa o uso de parafusos, e podem ser instalados em qualquer cômodo ou ambiente da casa. As cores (branco, preto e cinza) facilitam na hora de usar o produto para decoração.

A poltrona Egg, da House Deccor, já é famosa no mercado. Foi desenhada pela primeira vez na década de 1950 pelo arquiteto e designer Arne Jacobsen, sendo atualmente considerada uma peça de luxo. Possui base giratória, com linhas curvas que proporciona maior conforto e são comercializadas nas mais diversas cores. Mais que um poltrona, é também um diferenciado objeto de decoração.

Segundo os avaliadores do II Prêmio Design Sustentável, os três produtos listados acima se sobressaíram em aspectos como: redução na geração de resíduos, redução de matérias-primas e insumos, prioridade no uso de matérias-primas e insumos de fontes renováveis, substituição por materiais e substâncias menos agressivos ao meio ambiente, utilização de fontes alternativas de energia, redução no consumo de energia e água para desenvolvimento do produto.

Divulgação Femur

Feira de Móveis de Minas Gerais

Femur 2018 será realizada entre os dias 26 de fevereiro e 01 de março em Ubá, Pavilhão de Exposições Irineu Gomes Filho (Horto Florestal)

Sobre a Femur 2018

As ações sustentáveis da Femur 2018 são realizadas em parceria com a empresa Simbiose Ambiental. Empresas do setor já podem se cadastrar para expor na próxima edição e podem entrar em contato com a organização do evento para reserva de espaço pelo e-mail comercial@femur.com.br e pelo telefone (32) 3531-1307.

Femur 2018 tem data marcada e mudança de formato

Femur 2018
Quando: De 26 de fevereiro a 01 de março
Horário: Das 14h às 21h
Onde: Ubá (MG) – Pavilhão de Exposições Irineu Gomes Filho – Horto Florestal
www.femur.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile