Saiba como a precificação dinâmica possibilita um aumento dos resultados no e-commerce de móveis

Conheça a precificação dinâmica para e-commerce de móveis

Plataforma online possibilita acompanhamento do preço dos concorrentes e facilidades para aumento da margem de lucro

Publicado em 26 de setembro de 2017 | 7:00 |Por: Érica da Costa Diniz

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A precificação correta dos produtos é essencial para o bom funcionamento de um negócio e suas finanças. A partir dela é possível agregar mais valor aos produtos ofertados, atrair mais clientes e acompanhar os concorrentes para ter a percepção de lucro. Para ajudar os e-commerces no monitoramento e formulação do preço dos produtos, a Precifica foi criada com o objetivo de ser uma plataforma de precificação dinâmica, aliada ao monitoramento de preços dos concorrentes de marketplaces e e-commerce de móveis, por exemplo.

O gerente de vendas da Precifica, Rodrigo Santos, explica que muitas das empresas que comercializam no e-commerce atuam na formação de preço analisando os custos envolvidos em sua compra do produto, operações de estocagem, impostos e custos com a entrega do produto. Assim, formam o preço de venda ideal com suas margens desejadas.

No entanto, ele sugere como necessário uma avaliação da política de preços adotada pelo mercado para equilibrar a estratégia de posicionamento de preços do e-commerce de móveis e as margens viáveis de comercialização. “Muitos negócios atualmente ainda fazem esta etapa de forma manual, o que não permite a velocidade e escala necessária para atuação do ajuste da política”, assinala.

E-commerce de móveis
Em vista disso, a Precifica possui duas soluções que unem o monitoramento dos concorrentes e a precificação dinâmica, um ideal para e-commerce de móveis e outro para marketplace. “O Precifica e-commerce, tem como objetivo analisar de forma horizontal e ampla qual o posicionamento de preço da empresa em relação aos seus concorrentes”, pontua Santos.

“Também obtém informações das diferenças de preço em valores, em percentuais e informações de posicionamento para uma rápida avaliação de cenários que mostram a necessidade de ajuste na gestão de preços dos produtos comercializados”, acrescenta o profissional.

Shutterstock

marketplace

Precificação dinâmica torna empresas mais competitivas e antenadas com mercado

A plataforma usa diversos algoritmos e processos internos que permitem localizar os produtos idênticos aos comercializados pelo contratante, por meio de informações de preço a plataforma possibilita rápidas análises e ajustes.

– E-commerce deve crescer em 2017 

O preço no e-commerce de móveis também precisa incluir o custo de aquisição de cliente (CAC), que pode até mesmo diminuir se for bem trabalhado durante esse processo de precificação.

De acordo com Santos, se a empresa possuir uma gestão de preços adequada com uma escala eficaz, isso resultará em maior volume de vendas com um investimento proporcionalmente menor ao que seria necessário para gerir estas informações de forma manual. “Consequentemente, o valor do custo de aquisição do cliente é diluído por uma maior eficiência do seu processo”, esclarece.

Marketplace
Já o Precifica Marketplace identifica as ofertas publicadas no marketplace. “Ele carrega em nosso sistema todos os produtos indicando quais concorrentes possui associado em sua publicação e qual posicionamento ele tem frente aos seus concorrentes, se ele está perdendo ou ganhando a oferta, com qual diferença de preço em reais ou percentual, da possibilidade de avaliar a política de frete em relação a preço e prazo de entrega do produto”, detalha o profissional.

Divulgação MovPrime

MovPrime - e-commerce de móveis

O profissional destaca que é  importante  conhecer os números  da operação da empresa para entender se a gestão de preços está com o resultado positivo ou negativo

Com estas informações sendo captadas o lojista tem condições de implementar suas regras de precificação dinâmica, que permitem ele determinar uma cesta de produtos e regras de competitividade.

O  sistema quando atinge o cenário desejado realiza a troca do preço do produto mantendo a competitividade do lojista dentro dos limites estabelecidos.

Para ele, o uso da plataforma é muito simples. “Ao começar o processo de monitoramento o profissional do setor moveleiro terá um cenário de posicionamento em relação aos seus concorrentes diretos podendo avaliar uma estratégia de precificação. Ele fará a integração com a API do marketplace e criará suas regras com base no cenário que avaliou e sua estratégia estará ativa e precificando automaticamente” pontua.

O gerente explica como funciona a precificação dinâmica em um guarda-roupa de seis portas que custa R$ 2000, por exemplo. “Se o lojista quer ter sempre a melhor oferta e determinou em sua regra de precificação que deve ficar R$ 10 abaixo do menor preço, caso seu concorrente direto venda por R$ 1950, nosso sistema vai identificar o novo cenário alterando o preço para R$ 1940. O sistema sempre vai considerar os limites de preço mínimo e máximo cadastrados pelo cliente que estão baseados em seus processos de formação de preço”, detalha.

 – Redução de preços do e-commerce

Na precificação dinâmica, o profissional esclarece que se ganha uma grande velocidade diante do posicionamento de preços de acordo com as regras definidas, e que de forma manual seria necessário um investimento muito alto em capital humano para tentar reproduzir parte da capacidade do sistema em avaliar o cenário e realizar as trocas necessárias.

marketplace nacional- e-commerce de móveis Além do monitoramento das vendas, dos preços e produtos, a plataforma também possui um sistema que captura as informações de parcelamento e taxas de juros da concorrência e compara com as políticas do contratante possibilitando uma rápida avaliação de aderência às políticas praticadas pelos seus concorrentes.

Monitoramento
Após iniciar o monitoramento de seus produtos no e-commerce de móveis e marketplace, o lojista consegue entender como sua política de preços se encaixa no cenário. Com base nisso é possível montar estratégias para que o ticket médio de um produto aumente, mas essa variável depende da estratégia a ser seguida.

“Você pode não querer ter o produto mais barato do mercado se posicionando com preços intermediários porque possui uma base de clientes fidelizada, mas com certeza ao decorrer do processo de monitoramento irá identificar oportunidades que pode ajustar o preço para cima aumentando o ticket médio. Por outro lado, é possível vender mais barato para vender mais e com isso ter uma menor lucratividade na venda ou tentar preservar a margem com um preço um pouco maior e comprometer o volume de vendas”, detalha o gerente .

No entanto, Santos ressalta que “essa é uma gestão que exige muito cuidado, pois necessita de todas as variáveis para uma melhor decisão e cuidado dos outros processos que envolvem a decisão de compra ou recompra de um produto, como qualidade do atendimento, entrega e pós venda, pois o fator preço é importante, mas cada vez mais os consumidores levam em consideração outras variáveis”, alerta.


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