Portal Inova Varejo: possibilidade de inovação a um baixo custo

Criado em 2015 em parceria com o Imagina Coletivo, o portal reúne ferramentas selecionadas para auxiliar o varejista em seus negócios, de maneira prática e barata

Publicado em 28 de novembro de 2017 | 17:41 |Por: Thiago das Mercês

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Se há algo que todo consultor de vendas recomenda para os momentos de crise, é que o varejista inove. A reinvenção é sempre a palavra chave nessas horas, para que se fuja do ponto comum e se busquem novas alternativas, visando driblar as condições adversas. Buscando promover e disseminar informações sobre ferramentas modernas, baratas e de fácil aplicação para varejistas, o Portal Inova Varejo é um desses mecanismos de inovação.

O Inova Varejo faz parte de um projeto da CDL Jovem que convidou o Imagina Coletivo a curar e testar mais de 300 ferramentas inovadoras que auxiliam os varejistas. Os dispositivos mais relevantes foram escolhidos para integrar o site. A seleção dessas ferramentas se fundamentou em três principais aspectos: fácil usabilidade, baixo custo e escalabilidade em diferentes cenários. Posteriormente, os serviços foram divididos em categorias. Seguindo conceitos de comportamento do consumidor e de técnicas de gestão, as categorias abrangem, desde concepções empreendedoras, até ações para reter clientes. São elas: Administração, Atração, Exposição, Retenção e Vendas e Pagamentos.

Reprodução

Portal Inova Varejo

Os apps foram separados em categorias, de acordo com conceitos de hábitos do consumidor e de técnicas de gerenciamento

O projeto do portal surgiu no começo de 2015, quando a gestão da coordenação nacional da CDL Jovem decidiu estabelecer o propósito de causar um impacto relevante no varejo brasileiro, no período dos três anos correspondentes à gestão. O coordenador nacional da CDL Jovem, Pablo Guterres, conta que o projeto cresceu além das expectativas. “Em parceria com o Sebrae e a CNDL, acabamos viajando boa parte do território nacional, também, treinando os líderes varejistas, para que eles pudessem ser multiplicadores do projeto”, conta.

– Mobile aumenta faturamento do e-commerce na Black Friday

Junto com Guterres, trabalham pessoas do Espírito Santo, do Amazonas, e de São Paulo. “É uma força tarefa de vários jovens que são conectados com essas ferramentas, tecnologias e informação de varejo, informação de inovação. E juntos fazem a curadoria, recebendo, também, sugestões, por meio do próprio portal”, diz. A proposta do site é desmistificar a inovação e a tecnologia, mostrando que existem inúmeras ferramentas capazes de auxiliar micro e pequenos empreendedores nas mais diversas necessidades de seu negócio, sejam elas financeiras, comerciais, de marketing, fiscais etc. “Tudo isso da forma mais fácil e barata possível”, destaca.

Divulgação CDL Jovem

Portal Inova Varejo

Desde 2015, o coordenador nacional da CDL Jovem, Pablo Guterres, mantém o projeto, que busca gerar impacto no mercado

Guterres, que além de coordenar a CDL Jovem atua no varejo de móveis, indica os serviços do Inova Varejo para lojistas já que ele mesmo os utiliza. “Na minha loja, eu uso o Meu Atendimento, eu uso o Trello, eu uso o Google Drive. Mas, as ferramentas ali disponíveis são, de um modo geral, possíveis para diversos setores, não só para o setor moveleiro”, destaca o varejista.

Apostar em inovação, nos dias de hoje, é, para Guterres, uma questão de sobrevivência. “Não só pela situação delicada e desafiadora pela qual passam a economia e o varejo, mas pelos próprios desafios gerados pelos novos hábitos de consumo, que mudam de forma feroz”, aponta.

Portanto, o contato mais imediato, direto e frequente com as ferramentas de inovação, e com o tema da inovação em si, é fundamental, “para que se reavalie, a todo instante, se aquelas tecnologias, aquelas ferramentas, aqueles processos, aquele perfil de consultor, enfim, se as práticas da empresa, são, de fato, atualizadas o suficiente, observando a realidade do mercado atual e os hábitos de consumo do consumidor moderno”, considera o coordenador.

“O portal vai trazer contribuições, no sentido de promover mais eficiência, diminuir custos, de dar mais dinamismo às necessidades do dia a dia do varejista que precisa de novas tecnologias, novas informações, de formas baratas e fáceis de serem usadas”, conclui Guterres, resumindo a importância do Portal Inova Varejo para o lojista que busca inovar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook