Personalização facilita relações de consumo

Personalização é o que mais se tem falado no momento em termos de novidades e a ideia é tornar mais simples e objetiva a relação de consumo

Publicado em 21 de abril de 2015 | 15:00 |Por: Marina Werneck de Capistrano

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Divulgação Grupo MM

Uma excelente maneira de personalização no varejo é readequar o espaço físico de sua loja em função das preferências e necessidades dos clientes

Uma excelente maneira de personalização no varejo é readequar o espaço físico de sua loja em função das preferências e necessidades dos clientes

O mercado consumidor sofreu profundas alterações nas últimas décadas, em todos os segmentos. A concorrência fez com que as empresas tirassem o foco do produto e voltassem seus olhos para os clientes, na tentativa de proporcionar a satisfação do consumidor e com isso alcançar a fidelização. Com o varejo não foi diferente. Personalização é o que mais se tem falado no momento em termos de novidades e a ideia é tornar mais simples e objetiva a relação de consumo.

O consumidor se tornou extremamente exigente em seus critérios de compra e busca por produtos cujas características estejam alinhadas com o seu estilo de vida. Ele já tem definido em sua mente o que deseja adquirir, quais as qualidades ele deseja encontrar no produto, quanto quer pagar, entre outros detalhes, ou seja, é necessário personalizar para sobreviver.

Leia mais:

As últimas tendências do varejo mundial
Seminário aborda utilização do Big Data pelo varejo
RG Móvel Varejo: feiras, prêmio e economia para o setor

A proposta desse texto é dar dicas sobre como tornar o produto ou o serviço mais atraente por meio da personalização. Embora seja um trabalho bem específico, cujo sucesso irá depender de um estudo mais aprofundado do perfil de seus clientes aliado às características do seu produto, iremos abordar o tema em âmbito geral. Confira abaixo algumas dicas.

Saiba o que seu cliente deseja

A frase acima parece óbvia, mas ela expressa exatamente o que precisa ser feito. É necessário conhecer os gostos e preferências dos consumidores e assim criar artigos e serviços que se aproximem ao máximo de seus anseios.

Isso só é possível por meio da utilização de pesquisas e questionários, ou ainda da observação do comportamento do cliente, que pode ser uma aliada eficaz nessa empreitada. É preciso captar a maneira de pensar e de agir do seu público, e descobrir o que é relevante para ele, ou o que representa valor agregado em sua opinião. Isso evitará um esforço desnecessário da sua parte, pois ao saber o que as pessoas desejam fica mais fácil personalizar seus artigos.

Saiba o quanto seu cliente está disposto a gastar em seus produtos

Saber quanto o consumidor está disposto a gastar em seus produtos é fundamental

Saber quanto o consumidor está disposto a gastar em seus produtos é fundamental

Conhecer o cliente também inclui saber quanto ele pretende investir em determinados itens de consumo. Não adianta querer personalizar, criar produtos que traduzam exatamente a preferência do público se ao final das contas descobrir que seu cliente não consumirá o produto por uma questão de preço.

Como foi explicado anteriormente, o estudo de personalização deve ser aprofundado. A empresa deve aliar os esforços em alcançar o cliente, com os custos desse empreendimento, buscando o equilíbrio em suas ações.

Faça a adequação do seu espaço físico

Uma excelente maneira de personalização no varejo é readequar o espaço físico de sua loja (PDV) em função das preferências e necessidades dos clientes. Já faz algum tempo que alguns shoppings, por exemplo, perceberam a necessidade de ter um espaço para as crianças, um playground para os pequenos enquanto os pais fazem suas compras com mais tranquilidade.

Acima foram abordadas algumas dicas simples, mas a verdade é que uma personalização eficaz vai exigir um conhecimento amplo, de acordo com a realidade de cada estabelecimento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile