Estudos apontam que omnichannel pode beneficiar varejistas e consumidores

Levantamentos revelam aumento no ticket médio e na rentabilidade de empresas que adotam a estratégia

Publicado em 28 de novembro de 2018 | 14:50 |Por: Ricardo Heidegger

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O conceito Omnichannel, ou multicanal, é uma tendência no varejo que integra todos os meios de atendimento de uma empresa, o que facilita o acesso aos produtos e serviços oferecidos. O método possibilita que o cliente compre pela internet e receba em casa ou escolha retirar na loja física, ou até mesmo prove na loja e compre pela internet, entre outras opções. Segundo o relatório IDC Retail Insights, os varejistas que utilizam essa estratégia de marketing notaram um aumento de 15 a 35% no ticket médio das transações, e uma alta de 5 a 10% na rentabilidade dos clientes leais.

Para a diretora executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), Patricia Cotti, a implementação do Omnichannel já é uma realidade no mercado. “Essa estratégia vem para atender o novo consumidor, cada vez mais digital, que busca novas experiências na hora de comprar. A proposta é integrar os canais de atendimento e tornar a comprar mais fácil e agradável para o shopper”, explica.

Outro estudo, realizado pela Aberdeen Group, constatou que as empresas que adotaram essa prática tiveram um aumento de 9,5% em receitas anuais, além de 7,5% de redução de custo por contato do cliente. Já a taxa de retenção foi de 89%, contra 33% de empresas sem Ominichannel desenvolvido.

Para os varejistas, a diretora executiva fala sobre a importância de ser criativo e entender o que os consumidores valorizam, seja no meio digital ou na loja física. “As marcas precisam analisar o que funciona para cada modelo de negócio. Utilizar as redes sociais para realizar pedidos e reservas, por exemplo, pode ajudar em diversas categorias”, orienta.

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O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de varejo e consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O Ibevar conta com o apoio de conteúdo do Provar/FIA, que auxiliam na construção de conhecimento dos associados.

(com informações de assessoria)


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